modelando-a-atividade-neuronal-evento-da-usp-e-da-ufscar-acontece-dia-13 Notícias
Dia Temático do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística terá como foco um campo particular da neurociência
Data da publicação: 05/12/2019

 

 

Gratuito e aberto a todos os interessados, evento acontecerá das 9h45 às 17h15 no auditório 3 da UFSCar

 

Um dos grandes desafios da humanidade é entender como o sistema nervoso funciona e como interage com o corpo. Já a atividade dos neurônios é um campo particular de estudo em neurociência, que demanda a colaboração entre pesquisadores das mais variadas áreas do conhecimento. Possibilitar a interação entre estatísticos, matemáticos, físicos e demais cientistas que atuam no campo da neurociência é um dos objetivos do evento Modelando a atividade neuronal, que acontecerá na sexta-feira, 13 de dezembro, em São Carlos.

 

 A iniciativa será realizada no auditório 3 da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ao lado da Biblioteca Comunitária da Universidade, das 9h45 às 17h15. A palestra de abertura abordará a forma da comunicação vocal e será ministrada pelo professor Daniel Takahashi, do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

 Takahashi é membro do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat), uma das instituições que estão promovendo o evento em parceria com o ProgramaInterinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs) – oferecido em conjunto pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e pela UFSCar.

 

 Mais dois pesquisadores do CEPID NeuroMat farão palestras no evento: o professor Guilherme Ost, do departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, falará sobre o estudo da atividade neuronal através de processos pontuais, abordando os Teoremas Limites; já a palestra O Cérebro Estatístico será ministrada pela professora Aline Duarte de Oliveira, do Instituto de Matemática e Estatística da USP. Encerrando as atividades, o professor Luciano Costa, do Instituto de Física de São Paulo, discorrerá sobre a neurociência de redes.

 

 Gratuito e aberto a todos os interessados, o evento conta, ainda, com o apoio das principais agências de fomento à pesquisa do País: FAPESP, Capes e CNPq. Para participar, basta enviar um e-mail solicitando sua inscrição para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

 

 

6º Dia Temático PIPGEs: modelando a atividade neuronal
Quando: sexta-feira, 13 de dezembro, das 9h45 às 17h15

Onde: auditório 3 da UFSCar ao lado da Biblioteca Comunitária da Universidade
Site do evento: icmc.usp.br/e/1d012
Solicitação de inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mais informações
Seção de eventos do ICMC: (16) 3373.9622
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação