curso-pre-vestibular-gratuito-no-icmc-inscreva-se-ate-dia-31 Notícias
Enquanto não houver segurança para um retorno presencial, as aulas serão oferecidas de forma remota
Data da publicação: 19/01/2021

Estão abertas as inscrições para o Projeto Aprender, um curso preparatório para vestibulares oferecido gratuitamente no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Os estudantes que estão cursando ou já finalizaram o ensino médio, prioritariamente em escolas públicas, podem se inscrever na iniciativa até dia 31 de janeiro.

Como as vagas são limitadas, haverá um processo para selecionar os candidatos, que devem se inscrever previamente pelo formulário disponível neste link: icmc.usp.br/e/84b24. O processo seletivo ocorre em duas fases: na primeira delas, os candidatos participam de uma avaliação e, na fase seguinte, são entrevistados pelos voluntários do projeto.

“Costumo dizer para todos que o cursinho mudou minha vida. Quando estava no segundo ano do ensino médio, eu não tinha dimensão de como era a jornada para ingressar em uma universidade pública e muito menos o que queria prestar. E o cursinho foi fundamental para descobrir tudo isso”, revela Ana Claudia Bergler.

Ela participou do projeto em 2018 e foi aprovada no Bacharelado em Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 2019. “Ter contato com os voluntários, que são, na maioria, universitários, é ótimo porque eles entendem toda a pressão que estamos passando e nos ajudam com vários macetes na hora da prova”, acrescenta a estudante.

Este ano, as aulas serão oferecidas de forma remota até haver maior segurança para um retorno presencial e acontecerão a partir de 11 de março, de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas. Também serão oferecidas monitorias das 18 às 18h50. Os professores voluntários irão disponibilizar as apresentações das aulas bem como listas de exercícios por meio do Google Sala de Aula.

Voluntários a serviço da educação – Idealizado e coordenado pelo Rotaract, um grupo formado por jovens entre 18 e 30 anos que presta serviços voluntários à comunidade, o Projeto Aprender conta com a participação de estudantes da USP e da UFSCar, que atuam como professores, e tem o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC.

Tal como o cursinho oferecido no ICMC, há iniciativas similares nos municípios onde a USP tem campus como São Paulo, Ribeirão Preto e Lorena. São iniciativas mantidas por estudantes da Universidade e voltadas principalmente a quem não tem condições financeiras. Confira mais opções nesta reportagem do Jornal da USP: Estude com alunos da USP e se prepare para entrar na universidade.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC-USP

Projeto Aprender
Inscrições até 31 de janeiro:
icmc.usp.br/e/84b24
Site: aprender.rotarybandeirantes.org