contribua-para-que-garotas-criem-aplicativos-em-escola-de-verao-na-usp Notícias
Technovation Summer School for Girls precisa de mentores para ajudar as participantes, que têm de 10 a 18 anos, a desenvolveram projetos em equipe de forma remota
Data da publicação: 21/01/2021

Em 2019, o evento foi presencial e ensinou 162 garotas a desenvolverem aplicativos, a iniciativa faz parte de um amplo projeto chamado “Ações no ensino fundamental e médio: inclusão feminina no ensino superior de ciências exatas”, aprovado em chamada do CNPq

Estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e profissionais do mercado de áreas como tecnologia, engenharia, negócios, comunicação e empreendedorismo podem contribuir com a terceira edição da Technovation Summer School for Girls. A iniciativa está em busca de mentores que tenham disponibilidade para ajudar no desenvolvimento dos projetos das participantes, que serão desafiadas a criar um aplicativo.

A escola de verão ocorrerá de fevereiro a abril, é totalmente online e gratuita, e dará oportunidade para garotas de 10 a 18 anos adquirirem novos conhecimentos nas áreas de computação e empreendedorismo.

Para se tornar um mentor ou uma mentora, é preciso ter mais de 18 anos e ter disponibilidade para acompanhar, de forma remota, o trabalho de uma das equipes que serão formadas durante o evento. A comunicação se dará via aplicativos de mensagens como o WhatsApp e por meio de reuniões online, conforme a necessidade de cada grupo. Os mentores também deverão participar dos encontros online do evento (confira a agenda: http://bit.ly/techschool2021-programacao).

Os interessados devem estar dispostos a aprender e a impactar positivamente a vida das garotas, ajudando na superação dos obstáculos durante a criação dos aplicativos. Não é necessário, mas é recomendado, que os mentores tenham experiência na área de tecnologia. Para contribuir com a iniciativa, basta preencher, até 25 de janeiro, o formulário disponível neste link: icmc.usp.br/e/4eb15.

Sobre o evento – A Technovation Summer School for Girls é organizada pelo Grupo de Alunas de Ciências Exatas (GRACE) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Segundo a coordenadora do grupo, professora Kalinka Castelo Branco, o objetivo central é mostrar para as adolescentes e jovens que elas têm tanta capacidade quanto os meninos de atuar na área de ciências exatas, ressaltando que a computação não é algo restrito ao mundo masculino.

Outro objetivo da iniciativa é auxiliar as participantes a aprimorarem suas ideias e estimular que se inscrevam em um desafio internacional, o Technovation Challenge. Trata-se de uma competição global, voltada a estudantes do ensino fundamental e médio, em que as equipes devem desenvolver um aplicativo de celular que solucione um problema social. Na escola do ICMC, as meninas formarão grupos e receberão orientações para participar desse desafio.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC-USP

Formulário para inscrição de mentores: icmc.usp.br/e/4eb15
Saiba mais sobre o evento: http://grace.icmc.usp.br/TechSchool/index.html
Leia reportagem sobre a escola de verão: Elas estão rompendo as barreiras das Exatas