desafios-em-calculo Notícias
Nessa semana, nos dias 11 e 12 de agosto, todos os estudantes de graduação do ICMC estão convidados a participar de um encontro para troca de experiências
Data da publicação: 11/08/2021

Desafios em cálculo

Nos dias 11 e 12 de agosto, às 16 horas, estudantes de graduação da USP, em São Carlos, poderão relatar suas experiências bem e mal sucedidas do ensino remoto durante o evento Enfrentando desafios em conjunto. Organizado pela professora Ana Cláudia Nabarro do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), o encontro pretende criar um espaço acolhedor para desabafos e proporcionar a troca de informações sobre métodos de organização, foco, saúde mental e física.

Para iniciar o bate-papo, no dia 11 foram convidados três estudantes: Diego Oliveira Bomfim e Brena Marques Ribeiro, que ingressaram em 2019 no curso de Engenharia Elétrica – oferecido pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC)-, e Caroline Meireles Grupe, que entrou no mesmo curso, mas em 2020. A mediadora da conversa será a aluna Lorany Vitoria dos Santos Barbosa, da turma de 2019 do curso de Ciências Físicas e Biomoleculares – oferecido pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC).

Esses convidados farão breves apresentações iniciais, mas todos os estudantes interessados em expor suas opiniões podem participar. O objetivo da atividade é criar um espaço acolhedor para debater, entre outros tópicos, as  perguntas: como estão sendo seus estudos e os desafios virtuais impostos pelo ensino remoto? De maneira geral, quais têm sido suas principais dificuldades de aprendizagem durante a pandemia?

No dia 12, a professora Ana Claudia Nabarro apresentará temas  relacionados à Universidade, dificuldades em geral, estudo e  saúde, abrangendo algumas dicas. A conversa seguirá aberta, e contará com a presença da estagiária de Psicologia do Grupo de Apoio Psicopedagógico (GAPsi) do ICMC, Raiane Sousa, e da Assistente Social do Campus, Emanuela Pap da Silva.

Para participar dos bate-papos basta acessar o link do Google Meet que foi enviado para as listas internas de e-mails da graduação. Quem preferir apenas assistir o evento pode acompanhá-lo pelo link de transmissão,tendo somente que  estar logado com uma conta USP.

“Saliento que os receios dos estudantes não são apenas devido à pandemia, todos os anos me deparo com questionamentos de vários alunos ingressantes. Espero que o acolhimento faça com que os alunos acreditem, realmente, que pertencem a um grupo universitário e que com certos direcionamentos e mudanças de hábitos, tudo é possível”, afirma Ana Cláudia.

Sucesso – Mais de 70 alunos participaram da primeira edição do encontro, realizada em 2020. O sucesso da atividade fez com que ela fosse novamente oferecida este ano.

“Pudemos nos apoiar e usar da experiência para nos ajudar mutuamente. Diversas técnicas de estudo e organização foram apresentadas proporcionando vários caminhos, de modo que todos encontrem o que melhor funciona para si. Também acredito que tenha sido uma excelente forma de atingir os alunos com o lema ‘você não está sozinho, já passamos por isso”, finaliza Eduardo Vinicius Macedo Vieira, aluno da USP que esteve no encontro de 2020.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC-USP