radio-cbn-sao-carlos-faz-serie-de-reportagens-sobre-projetos-do-instituto Notícias
Foram ao ar cinco episódios especiais destacando iniciativas de impacto realizadas por pesquisadores do ICMC
Data da publicação: 29/10/2021

Em comemoração aos 50 anos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, a Rádio CBN São Carlos preparou uma série especial de reportagens com cinco episódios, destacando alguns projetos de impacto realizados por pesquisadores do Instituto.

A primeira matéria fala sobre a Technovation Summer School for Girls, que busca incentivar a presença de meninas e mulheres na área de exatas. A professora e fundadora do projeto, Kalinka Castelo Branco, explicou como surgiu a ideia, os objetivos da iniciativa e como ela funciona. Uma das alunas que participou da edição de 2021 do evento, Adriele Inocêncio, de 15 anos, contou um pouco sobre a experiência.

Já no segundo episódio da série, o professor Thiago Pardo revelou como surgiu o detector de fake news desenvolvido em parcerias por pesquisadores da USP e da UFSCar. O professor explicou que o software é capaz de perceber alguns sinais de que a informação pode ser falsa como erros de escrita, relativização da fala e até mesmo grau de emotividade.

No terceiro episódio, foi a vez do professor Tiago Pereira falar sobre os estudos para prevenção à covid-19 realizados pelos cientistas do ICMC. Ele destacou a importância da matemática para os resultados obtidos, permitindo o desenvolvimento de modelos capazes de simular fenômenos, comportamentos e cenários ligados à pandemia.

No quarto episódio, o professor Luis Gustavo Nonato abordou as pesquisas que buscam identificar padrões de crime na cidade de São Carlos. Ele destacou que o objetivo principal do projeto, coordenado por ele, é auxiliar ações preventivas.

Finalizando a série, no quinto e último episódio, o professor Denis Wolf deu alguns detalhes sobre o projeto do primeiro caminhão autônomo da América Latina, criado por pesquisadores do ICMC. Todos os testes feitos no campus da USP, em São Carlos, seguiram os protocolos de segurança definidos pela equipe de cientistas. O objetivo da iniciativa é oferecer um descanso ao motorista com uma opção mais segura.

Texto: Laura Gazana – Assessoria de Comunicação do ICMC-USP

Site dos 50 anos do ICMC: https://50anos.icmc.usp.br/