technovation-encerramento Notícias
Evento terá encerramento e premiação dos aplicativos criados pelas alunas
Data da publicação: 29/04/2022

A Technovation Summer School for Girls, escola de verão do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP, em São Carlos, está promovendo um evento de encerramento da sua 4ª edição.

O evento contará com uma premiação dos aplicativos desenvolvidos pelas alunas além da palestra “Lugar de mulher é onde ela quiser”, promovido pela Continental, a patrocinadora da 4ª Technovation Summer School for Girls!

Tudo será transmitido dia 30 de abril, às 14 horas, online pelo canal do Youtube e não é necessário se inscrever previamente.

Sobre a iniciativa Promovida pelo ICMC, a iniciativa é coordenada pela professora Kalinka Castelo Branco, por estudantes e egressas dos cursos de graduação e de pós-graduação do ICMC e por colaboradoras das universidades federais UFSCAR e UNIFEI, que fazem parte do GRupo de Alunas de Ciências Exatas (GRACE). O grupo de extensão é ligado ao ICMC e tem como objetivo desenvolver atividades na área de tecnologia e ciências exatas voltadas para o público feminino.

Realizada desde 2018 pelo ICMC, a TechSchool já impactou mais de 450 meninas e começou sob o guarda-chuva de um grande projeto chamado Ações no ensino fundamental e médio: inclusão feminina no ensino superior de ciências exatas, aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no final de 2018. Os bons resultados levaram à continuidade da iniciativa, que novamente foi incluída e aprovada em outra chamada do CNPq, em 2019, dessa vez por meio do projeto Ações no Ensino de Ciências na Educação Básica: ações inovadores para o ensino de ciências fazendo uso de programação com foco na melhoria do ensino público.

Além disso, no final da TechSchool, espera-se que os projetos desenvolvidos na escola sejam apresentados no Technovation Girls, uma competição a nível internacional, o qual celebra esse ano uma nova edição. Esse ano as alunas estão concorrendo com 12 projetos com diferentes fins, incluindo inteligência artificial e áreas afins.

Texto: Laura Gazana – Assessoria de Comunicação

Mais informações: