usp-e-ufscar-abrem-inscricoes-para-pos-graduacao-em-estatistica Notícias
Programa oferecido em parceria pelas duas instituições recebe inscrições até 9 de novembro para mestrado e 30 de novembro para doutorado e doutorado direto.
Data da publicação: 26/09/2022

USP e UFSCar abrem inscrições para pós graduação em estatística

Image by pressfoto on Freepik

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de mestrado, doutorado e doutorado direto do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs). A iniciativa é oferecida em parceria pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e pelo Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

São oferecidas 30 vagas para mestrado, 20 doutorado, oportunidade que é destinada a candidatos que já possuem o título de mestre. Quanto ao doutorado direto, há 10 vagas disponíveis, oferecidas para quem completar a graduação e realizar a colação de grau até a data de matrícula no Programa.

Para participar, basta acessar o sistema de inscrição no site do Programa, onde estão disponíveis os editais e link para as inscrições até o dia 9 de novembro para mestrado e 30 de novembro para doutorado e doutorado direto. Serão oferecidas bolsas de estudo tanto para mestrado quanto para doutorado e, por estarmos no interior de SP, estudantes também podem pleitear bolsas com a FAPESP.

Criado em 2013, o PIPGEs oferece várias linhas de pesquisa, entre elas aprendizado de máquina, probabilidade e processos estocásticos, modelos de regressão e inferência estatística. O principal objetivo é a formação de pesquisadores com atuação direta na modelagem, descrição e estimação de fenômenos aleatórios, assim como sua aplicação na indústria, na medicina e na biologia, entre outras áreas.

Além disso, o Programa estimula o ambiente científico promovendo seminários regulares de pesquisa e, anualmente, realiza o Programa de Verão em Estatística e o Workshop de Métodos Probabilísticos e Estatísticos.

Texto: Assessoria de Comunicação ICMC-USP

Acesse o edital para o mestrado: Edital 069/2022