cerimonia-com-reitor-da-usp-empossa-novo-diretor-e-vice-diretor-do-icmc-destaque Notícias
Cerimônia com reitor da USP oficializa a gestão de André Ponce de Leon Ferreira de Carvalho e de Adenilso da Silva Simão no ICMC
Data da publicação: 18/10/2022

 Nova diretoria toma posse priorizando a inclusão pertencimento e diversidade

 Com a presença do reitor da USP, cerimônia oficializou a posse da nova diretoria do ICMC – Foto: Renato Amprino

 

Na última sexta-feira, dia 14 de outubro, os professores André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho e Adenilso da Silva Simão tomaram posse como novo diretor e novo vice-diretor, respectivamente, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). A cerimônia foi realizada no Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, com a presença do reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, autoridades acadêmicas e locais, docentes, funcionários, convidados e família.

André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho está no cargo desde 6 de julho desse ano e seguirá seu mandato até 5 de julho de 2026. Ele já foi vice-diretor nos últimos quatro anos ao lado da professora Maria Cristina Ferreira de Oliveira, a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora na história do ICMC. Durante a cerimônia, foi apresentado o quadro com o retrato da professora Maria Cristina, que ocupará a galeria de diretores do Instituto, eternizado por esse viés de pioneirismo. Segundo ela, a transição já ocorreu bem antes do ato da posse de André.

 

Imagem 2 Foto Cristina

Maria Cristina Ferreira de Oliveira terá foto na galeria de diretores do ICMC sendo a primeira mulher a comandar o Instituto. – Foto: Renato Amprino

 

“A transição sempre acontece antes e já estávamos há muito conversando sobre as prioridades a serem seguidas. Em geral, esse é um processo natural e foi muito tranquilo, uma vez que o professor André já trabalhava na diretoria como meu vice-diretor. O Professor Adenilso também foi uma pessoa próxima da minha gestão e sempre tivemos um ótimo diálogo, são boas pessoas para ouvir, conversar, muito tranquilos e passo o bastão e legado com muita confiança porque são pessoas excelentes e muito capazes”, disse.

Em seu discurso, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior agradeceu e enalteceu o trabalho feito na gestão de Maria Cristina. “ A fala do reitor também nos deixa com essa sensação de missão cumprida”, observou ela.

Pesquisador das áreas de Ciência de Dados e de Inteligência Artificial, André iniciou o seu discurso dizendo: … “tenho maior eloquência quando falo em números e maior facilidade de interpretar equações, peço agora licença para utilizar letras e palavras”.

E seguiu: “É uma honra assumir a direção logo após o instituto completar 50 anos e passar pelo enfrentamento de uma pandemia que nos levou tantas pessoas, causando dificuldades que muitos ainda tentamos superar, mas é preciso resgatar a esperança e acreditar que a tempestade já passou”.

O novo diretor reafirmou o compromisso de percorrer o caminho mais justo, igualitário e inclusivo. Com o professor Adenilso, trabalharemos para que o ICMC, ao mesmo tempo em que busque ser mais eficiente na sua atividade fim, tenha maior participação social e seja o melhor ambiente de estudo e de trabalho.  A direção se pautará de forma incansável e assertiva por ações em prol da inclusão, do pertencimento e da diversidade igualitária”, afirmou.

 

Imagem 3

“A atual direção se pautará de forma incansável e assertiva por ações em prol da inclusão, do pertencimento e da diversidade igualitária”, disse André – Foto: Renato Amprino

 

André disse ainda que buscará maior colaboração com órgãos públicos e empresas, podendo assim a universidade contribuir com inovação e prestação de serviços e desenvolvimento econômico e social do país. “Apoiaremos programas de extensão, aumentaremos o engajamento de iniciativas que promovam a participação de meninas e mulheres na área de exatas e parcerias com outras unidades da USP”.

“Assumo a diretoria cheio de certeza de que o ICMC e a USP têm o dever, obrigação e o destino de fazer com que o conhecimento prevaleça, pavimente a estrada que leva o Brasil e o mundo a um espaço mais justo e que respeite minorias, priorize a defesa do meio ambiente e do convencimento pela razão, reconhecendo a importância da discordância e das diferenças, porque a discordância valoriza a diferença e a diferença nasce da diversidade, onde nos percebemos como iguais nos direitos deveres e oportunidades. Podemos contribuir para que ninguém nasça com uma vida difícil e sem perspectiva. Ao invés de subtrair, as diferenças somam! ”, completou.

Ao falar sobre seu cargo na vice-diretoria do ICMC, Adenilso Simão lembrou do seu primeiro professor da pós-graduação que foi André. “Então, eu o conheço desde que cheguei aqui e a admiração por ele sempre foi muito grande. Eu já participava da administração como presidente da Comissão de Pós-Graduação (CPG), acompanhando de perto o trabalho da Maria Cristina e do André e já conseguia ver como eles conduziam várias coisas, então, estou muito contente de ser parceiro do André nessa empreitada. O que ele apresentou no discurso foi o que a gente conversou bem antes de redigi-lo, quando estávamos elaborando o plano de trabalho e todos os pontos levantados por ele, acreditamos juntos serem importantes. O ICMC tem uma dinâmica que cuida de si mesma em vários aspectos, ninguém conseguiria parar o ICMC de fazer pesquisa, ele tem uma dinâmica própria, a diretoria consegue cuidar de outros aspectos que talvez possam ajudar para que as pessoas tenham um ambiente mais saudável para produção de pesquisa”, comentou Adenilso, que teve sua trajetória enaltecida pelo discurso de Carlotti que encerrou a cerimônia.

“O Adenilso foi meu colaborador na pró-reitoria de pós-graduação e foi meu braço direito, esquerdo, perna direita, esquerda, ele tem uma qualidade de colaboração fantástica, com gráficos e análises sempre nos apontando caminhos. Ele foi um dos responsáveis pela mudança na forma de distribuição de bolsas da Capes, tornando-a mais racional a partir de um trabalho feito aqui em São Carlos e, tenho certeza, de que ele também será o braço direito do André. Parabéns pela dedicação”, disse o reitor.

Carlotti afirmou que o ICMC estará bem servido com essa diretoria e fez uma brincadeira sobre como conheceu o trabalho do professor André: “nos prêmios Capes de Tese, eu ia representando a USP e o professor André estava sempre lá, ganhando prêmios, fui seis anos pró-reitor e seis anos ele foi premiado. Me chamou a atenção perceber que o Brasil inteiro o reconhecia como orientador. Toda contribuição grande que tivemos na área, o André estava representando, com Inteligência Artificial, qualificação dos seus alunos e sempre nos solicitando mais alunos para orientar. Tenho certeza de que o André vai marcar sua gestão com a capacidade que ele tem, empreendedorismo, vontade de trabalhar e trará todo vigor do que já fez em sua carreira para a diretoria. Repito que o ICMC está bem servido com os diretores que vocês escolheram e o papel da reitoria é apoiá-los”.

 

Imagem 4

“O ICMC está bem servido com a diretoria que vocês escolheram e o papel da reitoria é apoiá-los”, disse Carlotti. – Foto: Renato Amprino

 

O reitor também comentou sobre o cenário atual da USP. “ Como o professor André mencionou estamos saindo de uma pandemia, mas vejo o momento da universidade bastante favorável, estamos consolidados dentro e fora do país como universidade, equilibrados do ponto de vista econômico e financeiro, o que nos dá tranquilidade e muita responsabilidade também das nossas ações para os próximos anos. As preocupações do André também são preocupações da reitoria: diversidade, inclusão, pertencimento. Não se trata de uma política simples, mas é uma política necessária. E por isso, criamos uma pró-reitoria de Inclusão e Pertencimento, dando assim, status político a essas atividades, assim como damos para o ensino, pesquisa e para a cultura e extensão”. Carlotti também falou sobre a gestão de bolsas com mudanças de melhoria, cursos de inglês na USP e reafirmou a fala do novo diretor com relação à participação da universidade para qualificar as políticas públicas no estado e relação com as empresas. Precisamos levar para a sociedade todo esse DNA e o que é feito aqui em São Carlos”, finalizou o reitor.

 

O mestre da Ciência de Dados

André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, o nome extenso condiz com a sua obra profissional nada fácil de ser resumida. Dono de mais de 293 publicações, 4716 citações, atualmente professor titular e diretor do ICMC/USP-São Carlos, bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do CNPq, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e coordenador da rede IARA, Inteligência Artificial Recriando Ambientes. Escreveu vários livros, entre eles “Inteligência Artificial: Uma abordagem de Aprendizado de Máquina”, vencedor do prêmio Jabuti 2012. Já orientou 29 mestres, 40 doutores e supervisionou 40 pós doutores. André tem colaborações com universidades do país e exterior em diferentes trabalhos relacionados à Ciência de Dados.

A única coisa que nada tem a ver com o nome e obra profissional extensa é sua natureza descomplicada, fácil e humilde. E dessa forma, André finalizou o seu discurso de posse: “sou um servidor público e muitos que aqui estão, também são. Que nunca esqueçamos que estamos aqui para servir a nossa população que paga os custos financeiros necessários para manter a universidade pública, frequentemente com sacrifícios. Façamos não apenas o que espera a nossa população, mas tudo que pudermos fazer por ela. Como tem sido, a comunidade do ICMC dará o melhor de si para a USP, São Paulo e Brasil. Viva a diversidade! Viva o conhecimento! Viva a USP! ”

 

A cerimônia pode ser assistida na íntegra abaixo:

 

 

Texto: Raquel Vieira

 

Contato para esta pauta:
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (19) 99199-8981

 

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação