A equipe do minicurso é composta pela professora sênior Maria da Graça Campos Pimentel, do ICMC, coordenadora da iniciativa, e pela graduanda Sarah Duzi, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP (crédito da imagem: Sarah Duzi)
Se você é estudante ou trabalha na USP pode se inscrever em uma iniciativa voltada para a capacitação tecnológica de pessoas que se identificam com o gênero feminino ou como não binárias. Trata-se de um minicurso online de Python básico, oferecido gratuitamente pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.
Para participar da iniciativa, basta se inscrever, até o dia 6 de maio, neste formulário: https://forms.gle/cC3WqM94RScvaq6s9. As aulas serão totalmente online e acontecerão aos sábados, das 15 às 17 horas, com início no dia 9 de maio e término no dia 6 de junho, totalizando cinco semanas.
Há 80 vagas disponíveis, que serão reservadas de acordo com os seguintes critérios: 50% destinadas à ampla concorrência; 30% a pessoas pretas, pardas ou indígenas (PPI); 10% a pessoas com deficiência (PcD); e 10% a pessoas trans e não binárias. As vagas não preenchidas em uma dessas categorias serão remanejadas para as demais, garantindo o máximo de aproveitamento. É possível se inscrever em mais de uma modalidade, se necessário.
A equipe do minicurso é composta pela professora sênior Maria da Graça Campos Pimentel, do ICMC, coordenadora da iniciativa, e pela graduanda Sarah Duzi, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, que será a ministrante das aulas. Graça tem vasta experiência na área, que inclui não apenas a condução dos projetos Meninas Programadoras e Professoras Programadoras, mas também a atuação em diversas disciplinas. Já Sarah cursa Engenharia de Produção e adquiriu experiência durante as monitorias presenciais da disciplina de Introdução à Programação e, remotamente, atuou nas turmas dos projetos Meninas Programadoras e Professoras Programadoras.
“Acreditamos em um ambiente educacional que rompe com lógicas excludentes e celebra a diferença como algo próprio de cada pessoa”, explicam as coordenadoras. A proposta é oferecer apoio pedagógico focado no aprendizado de cada participante do curso.
Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Minicurso online de Python para mulheres e pessoas não binárias
Para quem: estudantes, funcionárias (incluindo terceirizadas) e professoras da USP
Como se inscrever: até dia 6 de maio por meio deste formulário https://forms.gle/cC3WqM94RScvaq6s9
Início e horário das aulas: aos sábados, das 15 às 17 horas, com início no dia 9 de maio e término no dia 6 de junho, totalizando cinco semanas.






