Área de concentração: 55138 - Mestrado Profissional em Ensino de Computação para Educação Básica em Rede Nacional
Criação: 03/12/2025
Nº de créditos: 4
Carga horária:
| Teórica Por semana |
Prática Por semana |
Estudos Por semana |
Duração | Total |
| 2 | 2 | 0 | 15 Semanas | 60 Horas |
Docentes responsáveis:
Objetivos:
Introduzir os fundamentos do pensamento computacional e sua aplicação no contexto educacional. Desenvolver o raciocínio lógico, a análise e a resolução de problemas por meio de algoritmos. Explorar conceitos de pensamento indutivo, dedutivo e suas relações com o ensino da computação. Apresentar as principais técnicas de construção de algoritmos, como decomposição, generalização e transformação. Discutir os limites da computação e sua importância na formação crítica do professor.
Justificativa:
A compreensão do pensamento computacional é essencial para a formação de professores de computação capazes de ensinar conceitos fundamentais da área de forma acessível, crítica e criativa. Esta disciplina fornece a base para o ensino da computação nos níveis da educação básica, conforme proposto pela BNCC, promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas e pedagógicas fundamentais para o educador.
Conteúdo:
- Introdução à Computação e ao Pensamento Computacional: definições, histórico e relevância no contexto educacional.
- Pensamento Indutivo e Dedutivo: fundamentos lógicos, aplicações e diferenças no raciocínio computacional.
- Problemas e Algoritmos: análise de problemas, construção e representação de soluções algorítmicas.
- Fundamentos da Representação de Processos e Dados: fluxogramas, pseudocódigo, tipos de dados, estruturas simples.
- Técnicas de Construção de Algoritmos: decomposição de problemas, reconhecimento de padrões, abstração, generalização, transformação.
- Noções dos Limites da Computação: problemas indecidíveis, complexidade, computabilidade e suas implicações educacionais.
- Aplicações Pedagógicas do Pensamento Computacional: estratégias didáticas, uso em diferentes áreas do conhecimento, integração curricular.
Forma de avaliação:
Serão atribuídas notas entre 0 e 10 às provas, seminários, exercícios e projetos. A nota final (NF) será calculada pela média ponderada das notas dessas atividades.
- Participação em atividades práticas e seminários (30%)
- Projeto final (40%)
- Prova de conhecimentos (30%)
A (NF) será convertida em conceito como segue:
- Conceito A, para NF >= 8,5;
- Conceito B, para 7,0 <= NF < 8,5;
- Conceito C, para 5,0 <= NF < 7,0;
- Conceito R (reprovado), para NF < 5,0.
Observação:
Nenhuma.
Bibliografia:
- RIBEIRO, João Araújo. Introdução à Programação e aos algoritmos. Rio de Janeiro: LTC, 2019. ISBN 978-85-216-3640-3.
- Felleisen, Robert Bruce Findler, Matthew Flatt, Shriram Krishnamurthi. How to Design Programs. The MIT Press., 2001. Disponível em: www.htdp.org
- RAABE, A.; ZORZO, A.; BLIKSTEIN, P. (org). Computação na educação básica: fundamentos e experiências. Porto Alegre: Penso, 2020. 316 p.
© 2026 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação