Área de concentração: 55134 - Ciências de Computação e Matemática Computacional

Criação: 24/06/2016

Nº de créditos: 6

Carga horária:

Teórica
Por semana
Prática
Por semana
Estudos
Por semana
Duração Total
2 4 9 6 Semanas 90 Horas

Docentes responsáveis:

Maria da Graça Campos Pimentel
Renata Pontin de Mattos Fortes


Objetivos:

Fornecer aos alunos uma visão integrada (em termos de legislação, dos recursos de Tecnologia Assistiva, e os princípios de design inclusivo) sobre a questão de acessibilidade como um conceito fundamental ao desenvolvimento dos sistemas computacionais.


Justificativa:

A medida que os diversos sistemas computacionais tornam-se cada vez mais necessários no dia-a-dia das pessoas, o acesso à informação e os meios para que os usuários obtenham esse acesso exigem uma atenção maior no processo de concepção e projeto de seus elementos de interação. Assim, é de fundamental importância que, em pesquisas sobre os projetos dos sistemas computacionais, o conhecimento sobre Acessibilidade e Tecnologia Assistiva esteja ao alcance dos alunso, e assim, seus projetos possam atender às diferentes necessidades e restrições dos usuários. Além disso, com a evolução tecnológica em Computação, os alunos têm a motivação para avançar nas áreas relativas aos estudos sobre Acessibildiade, bem como em Tecnologia Assistiva.


Conteúdo:

Acessibilidade em Sistemas Computacionais e a norma ISO 9241-171. Legislação de acessibilidade e implicações para sistemas computacionais. Aspectos físicos e psicológicos de deficiências físicas e cognitivas e implicações para sistemas computacionais. Recursos computacionais de Tecnologia Assistiva para pessoas com deficiência visual, auditiva, motora, intelectual e com dificuldades específicas. Princípios de design inclusivo. Técnicas para design de sistemas computacionais acessíveis e avaliação da acessibilidade de sistemas computacionais


Forma de avaliação:

Média ponderada entre provas, projetos e seminários.


Observação:

Nenhuma.


Bibliografia:

FUNDAMENTAIS:
1) Stephanidis, C. (Ed.). (2010). The Universal Access Handbook. CRC Press. 1034 p.
2) Governo Brasileiro. Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-MAG 3.0). Disponível em
http://emag.governoeletronico.gov.br/emag/, acesso em 24 de outubro de 2013.
3) Brasil. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia Assistiva . – Brasília: CORDE, 2009. 138 p. Disponível online em http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/livro-tecnologia- assistiva.pdf
4) AZORÍN, J. M.; CERES, R.; FRIZERA, A.; BASTOS, T.F. (Ed). (2014). A Interação de Pessoas com
Deciência com o Computador: Experiências e Possibilidades em Ibero-América. CYTED. 204p.
Disponível online em http://www2.ele.ufes.br/~tfbastos/LivroIberadaPortugues.pdf .
5) FREIRE, A. P. ; LARA, S. M. A. ; FORTES, R. P. M. . Avaliação da Acessibilidade de Websites por Usuários com Deficiência. In: José Maria N. David; Luciana C. de Castro Salgado. (Org.). Tutoriais do X Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos e XII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. 1ed.Manaus: Sociedade Brasileira de Computação, 2013, v. 1, p. 31-64.

COMPLEMENTARES:
- Sonza et al. Acessibilidade e Tecnologia Assistiva: Pensando a inclusão sociodigital de pessoas com necessidades especiais. IFRS, 2013. ISBN ISBN 978-85-7770-207-7. Disponivel online em http://acessibilidade.bento.ifrs.edu.br/arquivos/zip/noticia/noticia-28-arquivo-01.zip
- Artigos da conferência ACM SIGACCESS Conference on Computers and Accessibility, ACM Press
- Artigos da International Cross-Disciplinary Conference on Web Accessibility (W4A), ACM Press.

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