Área de concentração: 55134 - Ciências de Computação e Matemática Computacional

Criação: 29/06/2021

Nº de créditos: 12

Carga horária:

Teórica
Por semana
Prática
Por semana
Estudos
Por semana
Duração Total
3 0 9 15 Semanas 180 Horas

Docentes responsáveis:

Adenilso da Silva Simão
Elisa Yumi Nakagawa
Ellen Francine Barbosa
Márcio Eduardo Delamaro
Rosana Teresinha Vaccare Braga
Simone do Rocio Senger de Souza


Objetivos:

Oferecer aos alunos uma visão abrangente de processos de desenvolvimento de software para
diferentes domínios de aplicação, baseando-se nos conceitos de modelos de processo e ciclos de
vida de software. Discutir a aplicação de métodos, técnicas e ferramentas referentes às diversas
atividades de Engenharia de Software e no contexto de engenharia de produto de software.
Apresentar ao aluno uma visão geral sobre o estado da arte e as principais tendências de pesquisa e
desenvolvimento em Engenharia de Software.


Justificativa:

É de fundamental importância fornecer aos alunos uma visão profissional de desenvolvimento de
software, utilizando princípios, fundamentos e tecnologias embasados por evidências decorrentes de
estudos experimentais e pelo estado da prática. Também é relevante apresentar e discutir as
tendências de pesquisa e perspectivas de trabalho na área de Engenharia de Software.


Conteúdo:

Introdução: produto e processo de software; aspectos gerais e objetivos da Engenharia de
Software; modelos de processo de desenvolvimento de software: clássico, prototipação,
evolucionários, RUP, ágeis. Qualidade de software: qualidade de produto e de processo de
software; melhoria de processo de software. Gerenciamento de projetos de software: planejamento
e acompanhamento de projeto; métricas de software e estimativas; ferramentas de apoio.
Requisitos de software: conceitos básicos de especificação, análise e validação de requisitos de
software; técnicas, métodos e ferramentas de apoio. Projeto e desenvolvimento de software:
conceitos básicos; técnicas, métodos e ferramentas de apoio; arquitetura de software; abordagens
orientadas a objetos e a aspectos. Verificação, Validação e Teste de Software: conceitos, técnicas
e ferramentas de inspeção e teste. Manutenção de Software. Gerenciamento de configuração de
software. Ambientes e ferramentas de Engenharia de Software. Tendências e perspectivas em
Engenharia de Software.


Forma de avaliação:

Os alunos serão avaliados por meio de um conjunto de atividades desenvolvidas durante a
disciplina. Poderão fazer parte desse conjunto de atividades:
- Provas
- Projeto prático
- Seminários


Observação:

Nenhuma.


Bibliografia:

Fundamentais:
- PRESSMAN, R. S.; MAXIM, B.; Software Engineering: An Practitioner's Approach, McGraw-Hill
Education, 8a Edição, 2014.
- SOMMERVILLE, I.; Software Engineering, Pearson, 9a Edição, 2010.

Complementares:
- PFLEEGER, S. L.; ATLEE, J. M.; Software Engineering: Theory and Practice, Prentice Hall, 4a
Edição, 2009.
- GHEZZI, C.; JAZAYERI, M.; MANDRIOLI, D.; Fundamentals of Software Engineering. Pearson, 2a
Edição, 2002.
- VON MAYRHAUSER, A.; Software Engineering: Methods and Management, Academic Press,
1990.
- LARMAN, C.; Applying UML and Patterns: An Introduction to Object-Oriented Analysis and
Design and Iterative Development, Prentice Hall, 3a Edição, 2004.
- ROCHA, A. R. C.; MALDONADO, J. C.; WEBER, K. C.; Qualidade de Software - Teoria e Prática,
Prentice Hall, 2001.
- Artigos publicados em periódicos e conferências da área.

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