Área de concentração: 55135 - Matemática

Criação: 14/12/2021

Nº de créditos: 4

Carga horária:

Teórica
Por semana
Prática
Por semana
Estudos
Por semana
Duração Total
0 6 4 6 Semanas 60 Horas

Docentes responsáveis:

Carlos Henrique Grossi Ferreira
Ederson Moreira dos Santos
Roberto Carlos Alvarenga da Silva Junior
Thaís Jordão


Objetivos:

Orientar os alunos na realização de atividades extracurriculares de extensão (mais especificamente, no
oferecimento de mini-cursos presenciais ou à distância).


Justificativa:

A disciplina estimula a participação dos alunos em atividades extracurriculares de extensão, além de permitir que
acumulem experiência docente através da oferta de um minicurso à distância. Esta disciplina é oferecida durante
nosso Programa de Verão (Janeiro e Fevereiro) e tem como público alvo discentes regulares do programa. Como
parte de suas atividades, discentes que cursam esta disciplina ministram minicursos, ofertados como Cursos de
Extensão, a estudantes residentes em todas as partes do Brasil e da América do Sul. Portanto, faz-se necessário o
oferecimento remoto.


Conteúdo:

Atividades de cultura e extensão no contexto da Matemática. O papel do pós-graduando com relação às
expectativas da sociedade. Proposta e realização de uma atividade de extensão acadêmica na forma de
oferecimento de um mini-curso presencial ou à distância


Forma de avaliação:

Qualidade da proposta apresentada pelo aluno e de sua execução na forma de um minicurso presencial ou à
distância.


Observação:

FORMA DE OFERECIMENTO
Apenas remoto

PORCENTAGEM DA DISCIPLINA QUE OCORRERÁ NO SISTEMA NÃO PRESENCIAL (1- 100%)
100%

JUSTIFICATIVA DE NECESSIDADE DE DISCIPLINA REMOTA OU HÍBRIDA
Esta disciplina é oferecida durante nosso Programa de Verão (Janeiro e Fevereiro) e tem como público alvo
discentes regulares do programa. Como parte de suas atividades, discentes que cursam esta disciplina
ministram minicursos, ofertados como Cursos de Extensão, a estudantes residentes em todas as partes do Brasil e da América do Sul. Portanto, faz-se necessário o oferecimento remoto.

DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES QUE SERÃO PRESENCIAIS E DAS QUE SERÃO DESENVOLVIDAS VIA
REMOTA, COM DISCRIMINAÇÃO DO TEMPO DE ATIVIDADE CONTÍNUA ONLINE
A disciplina será oferecida de forma 100% remota

ESPECIFICAÇÃO SE AS AULAS, QUANDO ONLINE, SERÃO SÍNCRONAS OU ASSÍNCRONAS
Síncronas

DESCRIÇÃO DO TIPO DE MATERIAL E/OU CONTEÚDO QUE SERÁ DISPONIBILIZADO PARA O ALUNO
Gravação das aulas síncronas.

A PLATAFORMA QUE SERÁ UTILIZADA
Tidia

DEFINIÇÃO SOBRE A PRESENÇA NA UNIVERSIDADE E, QUANDO NECESSÁRIA, DISCRIMINAR QUEM
DEVERÁ ESTAR PRESENTE (PROFESSORA/PROFESSOR; ALUNA/ALUNO; AMBOS)
Não haverá.

DESCRIÇÃO DOS TIPOS E DA FREQUÊNCIA DE INTERAÇÃO ENTRE ALUNA/ALUNO E PROFESSORA/PROFESSOR (SOMENTE DURANTE AS AULAS; FORA DO PERÍODO DAS AULAS; HORÁRIOS; POR CHAT/E-MAIL/FÓRUNS OU OUTRO)
Durante as aulas e através de um grupo no Discord.

SERÃO UTILIZADAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E ATIVIDADES DE COOPERAÇÃO E COLABORAÇÃO ENTRE OS ALUNOS?
Sim, os alunos poderão interagir via um grupo criado no Discord.

FORMA DE CONTROLE DA FREQUÊNCIA NAS AULAS
Verificação de presença nos encontros síncronos.

INFORMAÇÃO SOBRE A OBRIGATORIEDADE OU NÃO DE DISPONIBILIDADE DE CÂMERA E ÁUDIO (MICROFONE) POR PARTE DOS ALUNOS
Obrigatórios

FORMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (PRESENCIAL/REMOTA)
Remota

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CONTEMPLANDO QUAL A(S) METODOLOGIA(S) UTILIZADA(S) E COMO SER(Á)ÃO ATRIBUÍDO(S) O(S) CONCEITO(S)
O professor avaliará a qualidade da proposta apresentada pelo aluno, bem como a execução da proposta na
forma de um minicurso presencial ou à distância.

MENCIONAR AS MEDIDAS QUE GARANTAM AOS ALUNOS ACESSO À PLATAFORMA (SALA DE AULA
COM INFRAESTRUTURA DE MULTIMÍDIA, SALA PRÓ-ALUNO; EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS A PARTICIPAÇÃO
DOS ALUNOS E OUTROS)
Todos os alunos USP tem acesso à plataforma Tidia.


Bibliografia:

Fundamentais:
Site da Pró-reitoria de Cultura e Extensão da USP. http://prceu.usp.br/
Site dos Programas da Pró-reitoria de Cultura e Extensão da USP. http://prceu.usp.br/programas/

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação