Área de concentração: 55135 - Matemática

Criação: 20/09/2022

Nº de créditos: 3

Carga horária:

Teórica
Por semana
Prática
Por semana
Estudos
Por semana
Duração Total
2 1 0 15 Semanas 45 Horas

Docentes responsáveis:

Daniel Smania Brandão
Guilherme Lima Ferreira da Silva
Herivelto Martins Borges Filho
Regilene Delazari dos Santos Oliveira
Thaís Jordão


Objetivos:

Desenvolver em discentes de pós-graduação uma postura crítica e pró-ativa em sua carreira profissional. Ademais, servir como um espaço para a discussão da carreira matemática como um todo.
Será oferecido treinamento em comunicação cientifica, em um sentido amplo. Isso envolve desenvolver habilidades diversas, incluindo boas posturas profissionais no que tange a comunicação científica/cotidiana (seja escrita, oral, de forma física ou com material audiovisual) em congressos, simpósios, painéis, artigos científicos, exames, teses e dissertações, reuniões e seminários online, entre outros. Também, orientação em uso de softwares técnicos, em pesquisa de literatura com diferentes bases de dados, plataformas de pesquisa de indicadores de jornais, processo editorial de publicações e procura por financiamento de pesquisa.
Também, a disciplina intenciona aproximar pesquisadora/es a discentes do programa, auxiliando na formação ampla de estudantes. Essa aproximação servirá como ferramenta para suporte, principalmente, a discentes no começo da pós-graduação. Consequentemente, colabora de forma prática com o desenvolvimento da postura crítica e pró-ativa na carreira profissional em matemática.


Justificativa:

Os objetivos desta disciplina se baseiam no desenvolvimento de habilidades que visam auxiliar no sucesso de discentes durante e após a pós-graduação, tanto acadêmico quanto no setor privado. Tal sucesso também envolve desafios e habilidades que vão além do conhecimento científico, cujo desenvolvimento não está previsto formalmente em nenhuma outra disciplina do programa. Esta disciplina visa fornecer uma diversidade de habilidades para que discentes possam se preparar a curto e longo prazo para sua carreira como matemático/a profissional.


Conteúdo:

(Atende Circ.CoPGr/14/2021)
1 - Pós-graduação: o que é? Estrutura no Brasil e no exterior, aspectos dos programas de pós-graduação em matemática.
2 - 2.1) Carreiras de um matemático: possibilidades e como se preparar. 2.2) Carreiras de uma matemática: gender gap, possibilidades e como se preparar.
3 - Comunicação cotidiana profissional. Construindo uma rede de trabalho de longo prazo.
4 - Aspectos gerais da escrita e conduta e eventos que envolvem a carreira: 4.1) Dissertação de mestrado: pra que serve? Aspectos gerais e boas práticas. 4.2) Tese de doutorado: pra que serve? Construção de carreira de pesquisa a curto, médio e longo prazos. 4.3) Artigos científicos: diferentes bases de dados úteis. Ler artigo vs entender artigo vs escrever artigo. Diferentes aspectos de revistas científicas, revistas generalistas vs revistas de área, fator de impacto, processo de escolha de revistas e como interpretar e responder a um referee report. 4.4) Aspectos gerais de congressos científicos: a) abstract - o que é e para quê? b) Apresentações: pra que servem? Como fazer uma boa apresentação? 4.5) Financiamento de pesquisa: estrutura de financiamento no Brasil e no exterior, formas de avaliação e concessão de bolsas e auxílios.
5- PPGMat-ICMC-USP: Espectro de possibilidades de linhas de pesquisa existentes no programa e relações com outros programas de pós-graduação em universidades no Brasil e no exterior.
Critério de avaliação na disciplina: análise do desenvolvimento e participação em atividades nas aulas teóricas e práticas.


Forma de avaliação:

O aproveitamento discente na disciplina se dará da seguinte forma: A, para desempenho excelente, B para desempenho bom, C para desempenho regular, R desempenho abaixo do regular, com relação ao critério de avaliação da disciplina.


Observação:

FORMA DE OFERECIMENTO
Apenas presencial


Bibliografia:

Fundamentais
B1) Krantz, Steven G., A primer of mathematical writing . Being a disquisition on having your ideas recorded, typeset, published, read, and appreciated. Second edition. American Mathematical Society, Providence, RI. (2017).
B2) Folland, Gerald B.; Reviews: Handbook of Writing for the Mathematical Sciences - A primer of mathematical writing. Amer. Math. Monthly 105, no. 8, 779–781 (1998).
B3) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Portal MEC: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm
B4) Plano Nacional de Educação (PNE). Portal MEC: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm
B5) PPGMat-ICMC-USP, linhas e grupos de pesquisa: https://www.icmc.usp.br/institucional/estrutura-administrativa/departamentos/sma/grupos-de-pesquisa
B6) Gender Gap Project. Link: https://gender-gap-in-science.org      


Complementares
Additional texts (if any):
C1) Vivaldi, Franco, Mathematical writing. Springer Undergraduate Mathematics Series. Springer, London (2014).
C2) RESOLUÇÃO CNE/CES No 1/2001. Portal MEC: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rces001_01.pdf
C3) RESOLUÇÃO CNE/CES No 24/2002 - Altera uma redação do artigo 2o, da Resolução CNE/CES 1/2001. Portal MEC: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rces001_01.pdf
C4) AWM - Association for Women in Mathematics. Link: https://awm-math.org/about/history/

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