Área de concentração: 55137 - Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria
Criação: 09/05/2018
Nº de créditos: 6
Carga horária:
Teórica Por semana |
Prática Por semana |
Estudos Por semana |
Duração | Total |
3 | 0 | 6 | 10 Semanas | 90 Horas |
Docentes responsáveis:
Ellen Francine Barbosa
Simone do Rocio Senger de Souza
Objetivos:
Desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos, estimulando e dando ferramentas àqueles cuja vocação profissional estiver direcionada à criação de um empreendimento com foco em inovação tecnológica.
Justificativa:
Empreendedorismo e inovação têm se tornado essenciais em um cenário cada vez mais competitivo e globalizado. Assim, é de fundamental importância despertar nos alunos uma visão empreendedora associada a seus trabalhos de pesquisa, com ênfase à pesquisa aplicada e inovação tecnológica.
Conteúdo:
1. O processo empreendedor
2. Geração de ideias e identificação de oportunidades
3. Desenvolvimento de plano de negócio
- Estudo de viabilidade
- Análise de mercado e de concorrência
- Marketing e criatividade
- Aspectos financeiros e opções de financiamento
4. Empreendedorismo e sociedade
Forma de avaliação:
Aulas expositivas, vídeos, leitura e discussão de casos reais, dinâmicas de grupo, palestras de empreendedores, incentivo à pesquisa e elaboração de planos de n
Observação:
Nenhuma.
Bibliografia:
Fundamentais:
DORNELAS, J. C. Empreendedorismo, Editora Campus, 2008.
DORNELAS, J. C. Empreendedorismo na prática mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Elsevier/Campus: Rio de Janeiro, 2007.
TIMMONS, J. A.; DORNELAS, J. C.; SPINELLI, S. A criação de novos negócios empreendedorismo para o século 21. Editora: Campus. 2010.
CECCONELO, A. R.; AJZENTAL, A. A construção do plano de negócios. Editora Saraiva, 1ª edição, 2008.
CHIAVENATO, I. Empreendedorismo dando asas ao espírito empreendedor. Editora Saraiva, 3ª edição, 2008.
OSTERWALDER, A. Inovação Em Modelos de Negócios Business Model Generation. Editora Alta Books, 2011.
Complementares (se houver):
BERNARDES, C. Você pode criar empresas. São Paulo: Saraiva, 2009.
FERRARI, R. Empreendedorismo para Computação Criando Negócios em Tecnologia, Editoras Campus, 2010.
SALIM C.S.; HOCHMAN, N.; RAMAL, S.A. Construindo Planos de Negócios, Editora Campus, 2005.
DOLABELA, F. O Segredo de Luisa uma Ideia, uma Paixão e um Plano de Negócios. Cultura Editores Associados, 1999.
INSTITUTO EMPREENDER ENDEAVOR. Bota pra Fazer de empreendedor para empreendedor. Crie seu negócio de alto impacto. Metodologia Kauffaman FastTrac. 1ª publicação, 2010, Rio de Janeiro, Brasil.
CASTANHEIRA, J. (org.) #VQD. Vai que Dá!, Endeavor, 2014.
© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação