Área de concentração: 55137 - Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria

Criação: 09/05/2018

Nº de créditos: 6

Carga horária:

Teórica
Por semana
Prática
Por semana
Estudos
Por semana
Duração Total
3 0 6 10 Semanas 90 Horas

Docentes responsáveis:

Ellen Francine Barbosa
Simone do Rocio Senger de Souza


Objetivos:

Desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos, estimulando e dando ferramentas àqueles cuja vocação profissional estiver direcionada à criação de um empreendimento com foco em inovação tecnológica.


Justificativa:

Empreendedorismo e inovação têm se tornado essenciais em um cenário cada vez mais competitivo e globalizado. Assim, é de fundamental importância despertar nos alunos uma visão empreendedora associada a seus trabalhos de pesquisa, com ênfase à pesquisa aplicada e inovação tecnológica.


Conteúdo:

1. O processo empreendedor
2. Geração de ideias e identificação de oportunidades
3. Desenvolvimento de plano de negócio
- Estudo de viabilidade
- Análise de mercado e de concorrência
- Marketing e criatividade
- Aspectos financeiros e opções de financiamento
4. Empreendedorismo e sociedade


Forma de avaliação:

Aulas expositivas, vídeos, leitura e discussão de casos reais, dinâmicas de grupo, palestras de empreendedores, incentivo à pesquisa e elaboração de planos de n


Observação:

Nenhuma.


Bibliografia:

Fundamentais:

DORNELAS, J. C. Empreendedorismo, Editora Campus, 2008.
DORNELAS, J. C. Empreendedorismo na prática – mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Elsevier/Campus: Rio de Janeiro, 2007.
TIMMONS, J. A.; DORNELAS, J. C.; SPINELLI, S. A criação de novos negócios – empreendedorismo para o século 21. Editora: Campus. 2010.
CECCONELO, A. R.; AJZENTAL, A. A construção do plano de negócios. Editora Saraiva, 1ª edição, 2008.
CHIAVENATO, I. Empreendedorismo – dando asas ao espírito empreendedor. Editora Saraiva, 3ª edição, 2008.
OSTERWALDER, A. Inovação Em Modelos de Negócios – Business Model Generation. Editora Alta Books, 2011.

Complementares (se houver):

BERNARDES, C. Você pode criar empresas. São Paulo: Saraiva, 2009.
FERRARI, R. Empreendedorismo para Computação – Criando Negócios em Tecnologia, Editoras Campus, 2010.
SALIM C.S.; HOCHMAN, N.; RAMAL, S.A. Construindo Planos de Negócios, Editora Campus, 2005.
DOLABELA, F. O Segredo de Luisa – uma Ideia, uma Paixão e um Plano de Negócios. Cultura Editores Associados, 1999.
INSTITUTO EMPREENDER ENDEAVOR. Bota pra Fazer – de empreendedor para empreendedor. Crie seu negócio de alto impacto. Metodologia Kauffaman – FastTrac. 1ª publicação, 2010, Rio de Janeiro, Brasil.
CASTANHEIRA, J. (org.) #VQD. Vai que Dá!, Endeavor, 2014.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação