O Departamento de Sistemas de Computação (SSC) é um dos quatro departamentos que compõem o ICMC, tendo sido criado em 29 de Junho de 2006, a partir do então Departamento de Ciências de Computação (SCC), este por sua vez, oriundo do antigo Departamento de Ciências de Computação e Estatística (SCE), que deu origem também ao atual Departamento de Matemática Aplicada e Estatistica (SME).

Em termos de ensino o SSC atua intensamente tanto em nivel de graduação, como de pós-graduação. Na graduação, o SSC compartilha com o SCC as disciplinas da área de computação dos cursos de Engenharia de Computação (este Interunidades com a Escola de Engenharia de São Carlos – EESC), Bacharelado em Sistemas de Informação (antigo Bacharelado em Informática) e Bacharelado em Ciências de Computação. O SSC é majoritário no que se refere ao oferecimento de disciplinas da área de computação dos cursos de Engenharia de Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação. O SSC também é responsável por diversas disciplinas da área de computação constantes das grades curriculares de diversos cursos oferecidos pelas demais unidades de ensino e pesquisa do Campus de São Carlos. Docentes do SSC atuam em diversas comissões coordenadoras de cursos de graduação no Campus de São Carlos, particularmente nos cursos da área de computação, onde a coordenação e/ou suplência da coordenação dos cursos de Engenharia de Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação têm sido tradicionalmente desempenhada por docentes do SSC.

Na pós-graduação, o departamento participa do Programa de Ciências de Computação e Matemática Computacional, oferecido pelo ICMC, com docentes atuando na orientação em nivel de mestrado e de doutorado.

O Departamento está organizado internamente em grupos de pesquisa, sendo, atualmente em número de cinco. O grupo Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente (GSDPC), foi criado em 1990, ainda no antigo SCE, e atua em área estratégica da Computação, com grande potencial de desenvolvimento e de tranferência de conhecimento para a sociedade, como um todo. O grupo de Engenharia de Software (GES), também criado no antigo SCE, atua fortemente em diversas subáreas da Engenharia de Software e de Sistemas de Informação, registrando grande produtividade e importantes contribuições para a ciência e tecnologia. O grupo de Sistemas Embarcados e Evolutivos (SEE) foi criado dentro do SSC e engloba pesquisadores que se envolvem com a engenharia de sistemas reconfiguráveis, sistemas evolutivos e robotica móvel. O grupo tem alcançado importantes resultados e registrado importantes contribuições para a ciência e tecnologia. Há ainda dois grupos recém criados: o de Robotica Móvel (GRM) e o de Computação Aplicada à Educação (CAEd), ambos com muito potencial para registrar resultados significativos.

O SSC dedica bastante empenho no sentido de ter um corpo docente de alto nivel, com formação em centros de excelencia, alguns docentes com Doutorado obtido fora do Brasil em centros de reconhecida qualidade e diversos docentes com pós-doutorados desenvolvidos fora do Brasil. O SSC apoia as iniciativas de internacionalização, tanto em termos de ter seus docentes cumprindo programas no exterior, como trazendo pesquisadores visitantes para trabalharem junto ao SSC. Da mesma forma, alunos de pós-graduação orientados por docentes do SSC cumprem parte de seus programas de doutorado em centros de excelência no exterior e alguns docentes têm recebido alunos de fora do Brasil para desenvolver seus programas de mestrado e doutorado junto ao ICMC.

Também na graduação o SSC incentiva as atividades visando a internacionalização, não medindo esforços para apoiar o envio de estudades para programas de intercambio, receber estudantes que passam um periodo cursando disciplinas oferecidas pelo SSC e também, fomentar a participação de estudantes em conferências internacionais, sempre que estes têm trabalhos aceitos, desenvolvidos sob orientação de docentes do SSC.

De modo geral, o SSC está sempre atento à demanda da sociedade e busca incentivar o desenvolvimento de todas as suas atividades tendo como meta retornar subsidios positivos para quem mantém a universidade através dos impostos estaduais e federais, e sem os quais não seria possivel ter-se uma Universidade de alto nível, que é o objetivo maior de todas as atividades desenvolvidas.

 

Missão

O SSC tem a missão de contribuir em todas as atividades que a sociedade atribui à universidade: ensino, pesquisa e atividades de cultura e extensão. O SSC busca realizar essa missão desenvolvendo e divulgando o conhecimento na área de sistemas de computação, formando profissionais, líderes e cientistas e apoiando a comunidade na resolução de problemas relacionados à sua atuação, tendo como perspectiva levar o país ao desenvolvimento sustentável, e colaborar para a construção de uma sociedade justa e, consequentemente, colaborar para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.

 

Visão

A visão do SSC é contribuir para o avanço das fronteiras do conhecimento científico e tecnológico em sistemas de computação para que possam efetivamente servir ao bem-estar e desenvolvimento humano, econômico, social, cultural e ambiental nos âmbitos nacional e internacional.

 

Chefia

Chefe do Departamento: Prof. Dr. Alexandre Cláudio Botazzo Delbem 

Vice-chefe: Prof. Dr. Seiji Isotani

 

Contato

Secretaria do Departamento de Sistemas de Computação- ICMC/USP
Av. Trabalhador são-carlense, 400
CEP 13566-590 - São Carlos-SP
Fone: +55 (16) 3373-9655
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2017 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação