membrana

O Departamento de Matemática Aplicada e Estatística (SME) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), oferece aos estudantes do Campus de São Carlos, a oportunidade de complementarem sua formação básica, especializando-se na área de Mecânica dos Fluidos Computacional. Este programa tem por objetivo formar um profissional capaz de atuar nas áreas de desenvolvimento, manutenção e utilização de software de cálculo para simulações computacionais de processos que aparecem na física e na engenharia, e que são modelados por equações diferenciais, com aplicações em escoamento de fluidos, produção de petróleo, transferência de calor, acústica, combustão, reatores químicos e bioquímicos, dentre outros. Será conferido o "Certificado de Estudos Especiais em Mecânica dos Fluidos Computacional" ao aluno que, além de concluir o curso em que esteja matriculado, for aprovado na disciplina:

• SME0202 - Métodos Numéricos em Equações Diferenciais

E também for aprovado em pelo menos mais três dentre as disciplinas optativas:

• SME0250 - Métodos Numéricos para Geração de Malhas
  • SME0251 - Mecânica dos Fluidos Computacional I
  • SME0252 - Sistemas Esparsos e Computação Paralela
  • SME0253 - Mecânica dos Fluidos Computacional II
  • SME0254 - Método dos Elementos Finitos Aplicados à Mecânica dos Fluidos
  • SME0255 - Simulação Computacional de Fluidos
  • SME0256 - Introdução à Modelagem Computacional na Indústria Petrolífera

flow1

Como pré-requisito principal o aluno deverá ter finalizado ou estar finalizando o segundo ano do seu curso como aluno regular e ter cursado disciplinas de Cálculo Numérico ou equivalentes. Além desses, deve satisfazer também os pré-requisitos para cursar cada uma das disciplinas. Casos não tratados neste edital serão analisados por uma comissão de professores indicada pelo chefe do departamento (SME).

Na segunda quinzena de junho de cada ano estarão abertas inscrições aos alunos que desejarem se candidatar a 1 (uma) das 15 (quinze) vagas do Certificado de Estudos Especiais, no semestre seguinte. A inscrição deverá ser feita na secretaria do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC. A seleção e classificação dos inscritos será efetuada considerando-se a média geral dos candidatos. Só serão aceitos para inscrição candidatos com média igual ou superior a 7 (sete). A seleção será efetuada por uma comissão de professores indicada pelo chefe do departamento (SME) e aprovada pelo conselho do SME. Logo que for selecionado para matrícula, o aluno deverá procurar um professor do departamento, que passará a ser seu aconselhador. O aconselhador terá como função se reunir periodicamente com o aluno para verificação do desempenho do mesmo durante os estudos. Eventuais mudanças de aconselhador devem ter o aceite do aconselhador e do aluno.

flow2

Será desligado do "Certificado de Estudos Especiais em Mecânica dos Fluidos Computacional":

1. O aluno que não se matricular ou não for aprovado em pelo menos uma disciplina por semestre, salvo dispensa do aconselhador;
  2. O aluno que tiver mais que duas reprovações nas disciplinas listadas acima, durante o curso;
  3. O aluno que obtiver média inferior a 7 (sete) nas disciplinas listadas acima, em dois semestres consecutivos.

OBS: Caso o número de vagas preenchidas seja menor que 10 (dez), o Departamento poderá optar por não oferecer o Certificado de Estudos Especiais naquele semestre.

varicose

Para mais informações:
Departamento de Matemática Aplicada e Estatística

Inscrições para o 2o. semestre de 2023 pelo preenchimento do formulário em: https://icmc.usp.br/e/7537b