Missão
A missão do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística-SME é desenvolver e disseminar conhecimento de Matemática Aplicada e Estatística para o setor produtivo, governo e sociedade.
Formar, capacitar e treinar pesquisadores e profissionais para que se tornem lideranças no desenvolvimento e emprego da matemática aplicada e estatística, sendo capazes de contribuir para o desenvolvimento tecnológico, político e cultural da nação.
O SME tem como meta se tornar referência em termos de qualidade e modernidade no ensino e pesquisa da matemática aplicada e estatística. A demanda crescente de profissionais com formação sólida em matemática aplicada e estatística, nos mais variados setores da economia, exige a constante atualização dos conteúdos ministrados, a modernização das tecnologias utilizadas no ensino e a permanente capacitação do corpo docente. Garantir o atendimento de tais demandas fomentando ainda o empreendedorismo e a criatividade dos estudantes tem sido a proposta de nosso departamento.
O SME em números
- 08 Professores Titulares
- 17 Professores Associados
- 11 Professores Doutores
- 04 Professores Colaboradores
- 04 Funcionários Administrativos
Dados de 2020:
- 17 alunos de doutorado
- 22 alunos de mestrado
- 45 alunos em IC ou TCC
- 21 pós-doutorados
- 103 artigos em peródicos
- 49 participações em corpo editorial
- 109 disciplinas de graduação
- 25 disciplinas de pós-graduação
- 19 bolsas de produtividade do CNPq
Reuniões do CD-SME em 2022:
- 16/03; 13/04; 11/05; 08/06; 10/08; 14/09; 05/10; 23/11
(Obs.: as datas das reuniões podem ser alteradas se houver necessidade)
O SME em imagens
Histórico
O SME foi criado em outubro de 2005 devido à necessidade dos grupos de matemática computacional (análise numérica e otimização) e estatística de construir um ambiente propício para estimular iniciativas relativas à pesquisa nestas áreas.
Desta forma, no âmbito do ICMC, aos poucos se organizava a formação de alunos de graduação e pós-graduação com interesses em matemática aplicada e computacional e estatística. Uma das primeiras iniciativas com a criação do SME foi assumir a responsabilidade do curso de Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica-BMACC. Em seguida, assumiu a criação do curso de Bacharelado em Estatística, aprovado em 2007, iniciando efetivamente suas atividades com o primeiro vestibular em 2009.
Em 2011, o SME promoveu a criação do CeMEAI, Centro de Matemática e Estatística Aplicadas à Indústria, órgão do ICMC, integrando não só docentes do SME, mas também docentes de outros Departamentos do ICMC-USP. A ideia central deste Centro é realizar a tão almejada parceria com as indústrias e o setor privado, transferindo conhecimento e visando a geração de produtos para o mercado. A principal estratégia do Centro é a construção de uma infra-estrutura forte no que diz respeito aos recursos humanos, equipamentos computacionais avançados, oportunidades de colaboração e outras facilidades, a fim de promover a cooperação interdisciplinar com a indústria e, mais especificamente, com os setores de manufatura, governo e serviços.
Em novembro de 2013, foi implantado o programa de Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicados à Indústria (MECAI), novo programa de pós-graduação do ICMC, e o primeiro do país que mantém uma estreita relação com os setores produtivos da sociedade. Voltado para uma formação profissional que visa atender principalmente a demanda do mercado de trabalho na indústria, o MECAI busca a formação de recursos humanos altamente qualificados nas áreas de Matemática, Estatística e Computação Aplicadas ao setor produtivo, a fim de melhorar a competitividade nacional e internacional por meio do desenvolvimento de métodos inovadores.
Em 2013 foi criado também numa iniciativa conjunta com a UFSCar, o Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística – PIPGES que visa juntar esforços de ambas as instituições para manter um Programa mais robusto e de mais alto nível. Em sua estrutura curricular o PIPGES visa uma formação acadêmica sólida para os profissionais da área de Estatística e tem recebido um número significativo de alunos que já são docentes em diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, de forma que a inserção social e a articulação com outras instituições tem sido intensa.