obra-ajuda-cientistas-a-entenderem-a-infinidade-de-redes-que-permeiam-nosso-mundo Notícias
Um dos diferenciais do livro é descrever matematicamente como analisar a estrutura das redes complexas formadas por várias camadas
Data da publicação: 14/01/2019


Francisco Rodrigues, docente do ICMC, é um dos autores do livro livro (crédito: CEPID-CeMEAI)
 
 
Há uma infinidade de redes permeando nosso mundo e algumas podem ser constituídas por bilhões de componentes que, por sua vez, estão conectados de diversas formas. Para colaborar com os cientistas que investigam essas redes, quatro pesquisadores lançaram o livro Multiplex Networks: Basic Formalism and Structural Properties. “Na Internet, os computadores são conectados por fibra óptica assim como na sociedade as pessoas são ligadas por laços de amizade. Essas conexões são cientificamente estudadas no campo das redes complexas”, explica um dos autores da obra, o professor Francisco Rodrigues, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.
 
Embora pareça um assunto complicado, os estudos relacionados a essas redes estão se tornando cada vez mais importantes no mundo e diferentes problemas podem ser solucionados por meio dessa metodologia. Além disso, a aplicabilidade das redes complexas pode resultar em grandes avanços científicos e tecnológicos. “A partir desses estudos podemos ter uma melhor compreensão sobre o câncer e sobre o desenvolvimento de fármacos mais eficientes, por exemplo. Se considerarmos a organização dessas redes, será possível o controle de doenças infecciosas, a criação de meios de transporte mais otimizados e o estudo do cérebro, já que as redes estão presentes por toda parte, desde as interações entre os animais na natureza até as relações entre as células no nosso corpo ou entre as pessoas nas redes sociais”, comenta Francisco. Por se tratar de um tema interdisciplinar, as pesquisas nesse campo têm unido cientistas de diferentes áreas, como matemática, física, biologia, ciências de computação, sociologia, entre outras.
 
A novidade é que essa obra é uma das primeiras a descrever matematicamente como analisar a estrutura das redes complexas formadas por várias camadas. “Nossa colaboração vem crescendo ao longo dos anos e o livro foi uma consequência da interação entre os pesquisadores e os alunos que orientei. As colaborações internacionais são cada vez mais importantes para o intercâmbio de ideias e acredito que os alunos se beneficiam muito da experiência adquirida em realizar pesquisas em grupos internacionais de alto nível”, acrescenta Francisco.
 
 
 
Entre os autores da obra está o presidente da Complex Systems Society e vice-presidente da Network Science Society, Yamir Moreno. Vice-diretor do Institute for Biocomputation and Physics of Complex Systems da Universidade de Zaragoza, na Espanha, Moreno é, ainda, pesquisador líder na ISI Foundation, em Turin, na Itália. Outro pesquisador da ISI Foundation também é autor da obra: Guilherme Ferraz de Arruda, que fez mestrado e doutorado no ICMC sobre orientação do professor Francisco. Completa o time dos autores do livro Emanuele Cozzo, que é pós-doutorando no Instituto de Sistemas Complexos da Universidade de Barcelona.
 
Multiplex Networks: Basic Formalism and Structural Properties foi lançado em setembro de 2018, durante a Conference on Complex Systems 2018, realizada em Thessaloniki, na Grécia.
 
 
Texto: Talissa Fávero – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
 

Mais informações
Adquira a obra: icmc.usp.br/e/b0d70
Saiba mais sobre as pesquisas na área de redes complexas:  icmc.usp.br/e/6b034

CONECT WITH US
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação