icmc-oferece-curso-para-idosos-criarem-historias-em-video-com-celulares-ou-tablets Notícias
Iniciativa gratuita é voltada a quem tem 60 anos ou mais e já possui experiência com dispositivos móveis
Data da publicação: 24/07/2019

 

Inscrições podem ser realizadas via internet até a próxima segunda-feira, 29 de julho

 
Se você tem mais de 60 anos e gostaria de criar seus próprios vídeos e histórias digitais pode participar de um curso gratuito, com quatro horas de duração, que será oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A atividade acontecerá em cinco diferentes datas: em 31 de julho e nos dias 1, 2, 5 e 6 de agosto, sempre das 8 às 12 horas. Há 15 vagas disponíveis em cada uma das cinco turmas.
 
Voltado a idosos que já possuem experiência com celulares ou tablets, o curso Práticas de Criação de Vídeo e Histórias Digitais com Celulares e Tablets tem como objetivo possibilitar que os participantes criem vídeos para contar histórias de seu dia-a-dia, como os passeios que realizam ou as visitas que recebem. Durante o curso, os idosos também aprenderão a publicar os vídeos de modo privado na internet e a compartilhar suas produções com familiares e amigos.
 
Para participar, é necessário ter pelo menos 60 anos, trazer seu próprio smartphone ou tablet, habilitado para navegar na Internet e com sistema operacional Android (versão 4.4 ou superior), além de ter experiência na utilização do seu próprio aparelho. As inscrições estão abertas até dia 29 de julho ou enquanto houver vagas no Sistema Apolo da USP: icmc.usp.br/e/625e6. Caso as vagas de uma das turmas não sejam totalmente preenchidas, os alunos serão realocados para as turmas em que existam vagas remanescentes e serão informados antecipadamente. Se houver qualquer dúvida, basta ligar para o telefone (16) 3373.9146.

Coordenado pela professora Maria da Graça Pimentel, do ICMC, o curso é gratuito e o único pré-requisitos para participar é: saber ler e ter 60 anos ou mais. Solicita-se também que os participantes tragam, na primeira aula, doações de kits de higiene para os asilos da cidade, que podem ser compostos por pelo menos dois dos seguintes itens: aparelho de barbear descartável, desodorante (aerosol ou spray), shampoo, condicionador e hidratante corporal.
 
Assistente digital – Para facilitar as atividades de ensino e aprendizado, os pesquisadores do ICMC desenvolveram um aplicativo especialmente para que os idosos criem, de forma descomplicada, suas histórias adicionando as próprias fotos, trechos de áudio, textos e até mesmo vídeos curtos. O aplicativo é um assistente digital que disponibiliza roteiros para a criação das narrativas. O próprio aplicativo realiza a tarefa de gerar o vídeo, publicá-lo no YouTube (de forma privada) e enviar o link correspondente para o aluno.
 
Por meio das atividades do curso, os pesquisadores poderão identificar as necessidades dos idosos e, a partir daí, propor técnicas e alternativas para novas ferramentas que serão construídas futuramente. Para atender às demandas dos idosos de forma personalizada, diversos estudantes de graduação e pós-graduação do ICMC atuarão como monitores, contribuindo para que o processo de ensino e aprendizagem seja facilitado.
 
Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
 
Mais informações
Área de comunicação e eventos do ICMC: (16) 3373.9146
E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

CONECT WITH US
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação