icmc-oferece-curso-de-programacao-python-para-ciencia-de-dados- Notícias
Voltado a profissionais da computação como analistas e programadores, iniciativa recebe inscrições até 18 de setembro
Data da publicação: 19/08/2019

 
 
 
Nos rankings internacionais que apresentam as melhores carreiras, os cientistas de dados sempre estão em destaque
 
 
Atenção: os pedidos de isenção recebidos já são superiores ao número máximo de isenções disponíeis.
 
 

Qualificar profissionais da área de computação e programação para que sejam capazes de manipular e processar bases de dados em diferentes formatos, projetar soluções para capturar informações disponíveis na web e executar procedimentos básicos de estatística e aprendizado de máquina. Esses são os objetivos do curso Programação Python para Ciência de Dados, que será oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Dividido em cinco módulos, com exercícios práticos voltados à solução de problemas, o curso acontecerá durante cinco sábados, de 21 de setembro a 23 de novembro, das 9 às 13h20, no auditório Fernão Stella Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC. A atividade é direcionada a pós-graduandos e profissionais graduados na área de TI como programadores, analistas, gerentes de projeto e demais interessados com conhecimento em computação, que desejam se capacitar para atuar com ciência de dados. O pré-requisito para participar é ter graduação em Ciência da Computação ou áreas correlatas.

“Os cientistas de dados buscam utilizar, de modo eficiente, ferramentas matemáticas e computacionais para auxiliar no processo de extração de conhecimentos a partir de dados, auxiliando principalmente a tomada de decisões”, explica o professor Gustavo Nonato, coordenador do curso e do grupo de extensão DATA do ICMC. Ele acabou de voltar à USP depois de passar um período como professor visitante no Center for Data Science da Universidade de Nova Iorque: “a experiência lá foi muito útil para ter uma visão mais clara do que é a ciência de dados, uma área ainda muito nova”.

O Brasil e os demais países do mundo não estão conseguindo formar a quantidade necessária de pessoas para lidar com os desafios desse novo campo do conhecimento. A escassez de cientistas de dados nos Estados Unidos oscilava em torno de 140 a 190 mil profissionais, em 2018, um número que só tende a crescer. No Brasil, embora não exista um levantamento que mostre o tamanho da demanda não atendida, quem atua no ensino e na pesquisa na área de ciência de dados tem se surpreendido com a constante peregrinação realizada pelas empresas a institutos especializados buscando mão-de-obra qualificada e o estabelecimento de parcerias.

Oferecer o curso Programação Python para Ciência de Dados é uma das estratégias para suprir parte dessa demanda reprimida. Há 150 vagas disponíveis e as inscrições podem ser realizadas até 18 de setembro, ou enquanto houver vagas, pelo Sistema Apolo, neste link: icmc.usp.br/e/1a3b5. A taxa de inscrição é de R$ 550,00, que deve ser paga via boleto bancário a ser gerado pelo Sistema. O comprovante de pagamento deverá ser encaminhado para o e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

Além disso, até a próxima sexta-feira, 23 de agosto, serão recebidas solicitações de isenção da taxa. O procedimento, nesse caso, é realizar a inscrição on-line e enviar uma justificativa do pedido de isenção para o e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.. As solicitações serão atendidas por ordem de chegada até o limite de 15 vagas, e os contemplados serão informados por e-mail.

 

Texto – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Crédito de imagem: Python Logo e Insight-Rec (montagem)

Mais informações

Datas exatas das aulas: 21/09, 28/09, 05/10, 09/11 e 23/11.
Consulte o programa do curso: icmc.usp.br/e/6a5d8

Link para inscrições: icmc.usp.br/e/1a3b5
Sobre a iniciativa: https://python4ds-icmc.github.io/
Reportagem especial: Como a revolução da ciência de dados impacta a capital brasileira da tecnologia
Área de comunicação e eventos do ICMC: (16) 3373-9146 ou This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

CONECT WITH US
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação