default Notícias
Data da publicação: 05/04/2011


Robôs Móveis Inteligentes
Palestrante: Fernando Osório, do ICMC-USP
Quarta-feira ( 6 de abril), às 18 horas, no Auditório do ICMC

Resumo: Esta palestra visa introduzir os conceitos sobre robótica móvel, considerando robôs móveis que possam atuar de modo automático (autômatos), tele-operado, e principalmente de modo autônomo (inteligentes). Segundo o próprio Bill Gates - em um artigo dele na Scientific American (SIAM): muito em breve os computadores PCs desktop irão "sair de cima das mesas" e passarão a ter a capacidade de se locomover, "sentir o ambiente", interagir com pessoas e mesmo estar presentes no nosso lugar quando não podemos estar lá, chegando a afirmar que em breve teremos "um robô em cada lar", assim como tem acontecido com os computadores. Esta realidade, de robôs de serviço e robôs domésticos será apresentada e discutida nesta palestra.
Discutiremos sobre as novas tecnologias (incluindo o Kinect do XBOX) e tendências nesta área de pesquisa. Serão também apresentados os projetos e pesquisas em andamento na área de robótica junto ao ICMC/USP e junto ao INCT-SEC, além de discutir como grandes empresas vem investindo pesado nesta área (e.g. Samsung, Sony, Honda, Intel, Google, Microsoft).

Mini-CV do Palestrante:
Prof. Fernando Osório
O prof. Fernando Osório é Doutor em Informática pelo INPG-IMAG (França, 1998) e professor do ICMC/USP onde atua junto ao Grupo de Sistemas Embarcados, Evolutivos e Robóticos (SEER), no Laboratório de Robótica Móvel (LRM). Além disto o prof. F.Osório participa ativamente do INCT-SEC (Inst. de C&T em Sistemas Embarcados Críticos) onde coordena as atividades do Grupo de Trabalho em "Robôs Táticos para Ambientes Internos". Os temas de interesse e pesquisa do prof. F.Osório são: robótica inteligente, robôs e veículos móveis, aprendizado de máquina e sistemas inteligentes, visão computacional e simulação virtual (incluindo jogos).

Informações:
Seção de Eventos do ICMC
Tel.: (16) 3373-9146  -  This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

CONECT WITH US
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação