oportunidade-projeto-de-robotica-do-icmc-seleciona-bolsistas- Notícias
Estudantes de graduação da USP podem atuar em projeto voltado para educação e competições de robôs; interessados podem se inscrever até 6 de março
Data da publicação: 04/12/2019

 
 

Bolsistas poderão contribuir para que mais crianças e adolescentes tenham contato com a robótica e participem de competições como a Olimpíada Brasileira de Robótica
(crédito da imagem: Denise Casatti)
 
 
Se você é estudante da USP, em São Carlos, e está cursando Ciências de Computação, Engenharia de Computação ou Engenharia Elétrica pode se candidatar a uma das quatro bolsas de iniciação científica oferecidas pelo projeto de pesquisa Robótica Social para educação e competições.
 
O estudante selecionado receberá uma bolsa no valor mensal de R$ 400,00 durante um ano. Como pré-requisito, é preciso ter conhecimento e experiência em impressão 3D e também na área de robótica, mais especificamente em montar e programar kits robóticos tais como Lego Mindstorm, Kit PeTE e/ou Arduino.
 
Coordenado pela professora Roseli Romero, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, o projeto foi selecionado pela Pró-Reitoria de Graduação da USP por meio do programa Aprender na Comunidade. A iniciativa visa apoiar projetos já existentes ou novas propostas que tenham como objetivo promover o desenvolvimento de competências do aluno de graduação e o desenvolvimento de sua prática profissional em conexão direta com a sociedade. Das 146 propostas submetidas ao edital do programa, 104 foram aprovadas e apenas 17 pertencem à categoria de projetos consolidados e interdisciplinares, na qual se enquadra a iniciativa da professora Roseli.
 
Os interessados em participar da seleção devem preencher, até dia 6 de março de 2020, o formulário disponível neste link: icmc.usp.br/e/03028. Haverá uma pré-seleção, com base nas informações fornecidas pelos estudantes e os selecionados receberão um comunicado, via e-mail, para comparecer a uma entrevista com a professora. Todas as entrevistas estão previstas para serem realizadas no dia 11 de março.
 
Quem for selecionado contribuirá para que os objetivos educacionais do projeto sejam alcançados, tais como: permitir que crianças tenham um primeiro contato com a robótica, auxiliando na obtenção de novos conceitos; possibilitar que crianças e adolescentes em situação socioeconômica mais desfavorável possam ter contato com a robótica, aprender e participar de competições como a Olimpíada Brasileira de Robótica; ensinar professores da rede pública a montar e programar robôs, de forma a aplicar essa tecnologia em sala de aula.
 
 
 
Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
 
Informações atualizadas em 20/12/2019
 
 
Mais informações 
Link para inscrições: icmc.usp.br/e/03028
Departamento de Ciências de Computação: (16) 3373.9671 ou This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
 
 
 
 

CONECT WITH US
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação