icmc-oferece-oportunidades-de-aprendizado-para-quem-tem-60-anos-ou-mais- Notícias
Aulas que ensinam a operar smartphones e tablets estão entre as mais buscadas
Data da publicação: 05/02/2020

A USP está ciente da grave crise decorrente do avanço do covid-19 no país e está tomando as providências necessárias para a proteção de sua comunidade. O cenário do avanço da doença está sendo analisado em sintonia com as autoridades sanitárias municipais, estaduais e federais.

Por isso, essa atividade está suspensa temporariamente. Assim que houver a retomada dessa atividade, faremos uma nova divulgação no site do ICMC. Enquanto isso, acompanhe as notícias em coronavirus.usp.br, site que reúne informações sobre decisões e ações da Universidade sobre o tema, bem como orientações sobre como se prevenir em relação ao vírus.

 

Algumas atividades são exclusivas para quem tem mais de 60 anos

  

Os idosos da região de São Carlos, no interior de São Paulo, têm à disposição uma série de atividades oferecidas pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP: podem aprender a utilizar smartphones ou tablets, adquirir informações básicas de informática e, ainda, aprofundar os conhecimentos em computação, matemática e estatística.

Há opções que são especialmente voltadas a esse público – como o curso Práticas com Tablets e Celulares e o curso Informática Básica para a Terceira Idade. Os dois cursos são gratuitos e os únicos pré-requisitos são: saber ler e ter 60 anos ou mais. Solicita-se também que os participantes tragam, na primeira aula, doações de kits de higiene para os asilos da cidade, que podem ser compostos por pelo menos dois dos seguintes itens: aparelho de barbear descartável, desodorante (aerosol ou spray), shampoo, condicionador e hidratante corporal.

Além disso, há 16 disciplinas em que os idosos podem se matricular e participar das aulas junto com os estudantes de graduação do Instituto. A seguir, confira como se inscrever em cada uma dessas oportunidades.

Práticas com tablets e celulares – Um dos cursos mais procurados pelos idosos é o de Práticas com Tablets e Celulares, em que os participantes têm a oportunidade de aprender a utilizar as redes sociais, tirar fotos e gravar vídeos, além de usar aplicativos que podem facilitar o dia a dia. São oferecidas duas turmas com 20 vagas cada uma: uma para iniciantes, com conceitos básicos, e um segundo módulo mais avançado.

As aulas acontecem uma vez por semana, sempre às quartas-feiras à tarde, com início dia 26 de fevereiro e término em 24 de junho. Para participar, é necessário trazer seu próprio smartphone ou tablet, habilitado para navegar na internet e com sistema operacional Android 4.4 ou superior.

As inscrições devem ser realizadas presencialmente na quarta-feira, 12 de fevereiro, e as vagas são limitadas. As senhas serão distribuídas a partir das 8 horas na área de comunicação e eventos do ICMC, na sala 4-000, no bloco 4. Caso existam vagas remanescentes, mais senhas serão entregues a partir das 14 horas na mesma sala.

Para fazer a inscrição, os interessados devem trazer RG, CPF e o celular ou tablet que utilizarão no curso já que, nesse momento, os idosos farão uma avaliação para saber qual módulo (básico ou avançado) é mais apropriado para cada indivíduo. Essa avaliação levará cerca de 30 minutos ou mais. Por isso, não é possível fazer a inscrição em nome de outra pessoa.

Informática Básica para a Terceira Idade – Já o curso Informática Básica para a Terceira Idade começará no dia 15 de abril e acontecerá até 3 de junho. Nas aulas, que também serão às quartas-feiras, das 14 às 16 horas, os alunos aprendem, entre outras coisas, a navegar na internet com segurança, podendo até mesmo utilizar serviços bancários online, enviar e receber e-mails.

Há 20 vagas disponíveis e as inscrições devem ser realizadas pessoalmente, entre o dia 30 de março e o dia 3 de abril, das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas, também na área de comunicação e eventos do ICMC, na sala 4-000.

Aulas com os jovens – Já os idosos que desejam aprofundar os conhecimentos nas áreas de computação, matemática e estatística, além de trocar informações e experiências com os jovens, podem se inscrever em uma das disciplinas que são oferecidas nos cursos de graduação do ICMC. O único pré-requisito para participar é ter, pelo menos, ensino médio completo.

No total, há vagas em 16 disciplinas, que abordam diferentes conteúdos, como o funcionamento de computadores, cálculo, programação, psicologia da educação, entre outros (clique aqui e confira a lista completa das disciplinas e os horários em que cada uma é oferecida). As inscrições também devem ser realizadas pessoalmente, entre os dias 10 e 14 de fevereiro, das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas, na área de comunicação e eventos do ICMC, na sala 4-000.

Programa – Essas atividades oferecidas aos idosos fazem parte do programa USP Aberta à Terceira Idade, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. Criado pela professora Ecléa Bosi, o programa completou 25 anos de atividades ininterruptas e proporciona um intercâmbio geracional com os alunos da Universidade, criando um polo de discussão sobre o tema do envelhecimento, com atividades e parcerias que vão além das disciplinas abertas especificamente a esse público.

 

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Saiba mais
Veja todas as oportunidades oferecidas aos idosos no campus da USP, em São Carlos: http://prceu.usp.br/3idade/sao-carlos/
Mais informações: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou (16) 3373-9146

CONECT WITH US
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação