voce-faz-parte-de-tudo-isso-bem-vindo-ao-icmc Notícias
A primeira semana na Universidade a gente nunca esquece: confira as atividades que acontecerão de 17 a 21 de fevereiro
Data da publicação: 06/02/2020

 

Luau e gincana são as atrações da noite de quarta no jardim secreto do ICMC

 

Uma série de atrações estão sendo preparadas para dar boas-vindas aos novos alunos e alunas do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Para que se sintam parte da maior universidade pública do país, os estudantes terão atividades de 17 a 21 de fevereiro, que é quando acontece a Semana de Recepção aos Calouros em toda a USP.

Este ano o tema é Você faz parte de tudo isso. O material preparado para acolher os recém-chegados traz mensagens que revelam a importância deste momento especial na vida da comunidade universitária: O todo sem a parte não é todo; A semana é pra ser divertida; Por aqui, há permanência.

Entre as diversas atrações que agitarão a semana estão bate-papos sobre a vida na USP com alunos já experientes, esclarecimento de dúvidas com os coordenadores dos cursos, uma conversa sobre saúde mental e uma feira mostrando projetos de vários grupos de extensão que desenvolvem ações voltadas à comunidade. Haverá, ainda, muita diversão e atividades culturais e sociais como luau, gincana, noite de jogos e calourada solidária.

Para dar início à Semana, todos que ingressaram em cursos de graduação oferecidos pelo campus da USP, em São Carlos, estão convidados para um grande encontro de boas-vindas que acontecerá no salão de eventos do campus a partir das 8 horas de segunda-feira, dia 17. Logo depois, os estudantes participarão de atividades de integração com o Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (CAASO), enquanto os pais poderão conversar com os professores do ICMC no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano. É nesse auditório que, a partir das 18 horas, todos os estudantes vão receber informações específicas sobre como será a vida acadêmica no Instituto.

É bom lembrar que a matrícula presencial também será realizada durante a Semana de Recepção aos Calouros: na terça e quarta-feira, 18 e 19 de fevereiro. Os ingressantes de cada curso têm horários específicos para efetuar essa matrícula presencial. Esses horários e a programação completa da Semana estão disponíveis no site www.calouros.icmc.usp.br e também no Facebook: www.facebook.com/events/170712444024695.

Abertura da Semana de Recepção aos Calouros será no salão de eventos do campus da USP, em São Carlos

 

Entre no jogo – Para cumprir a missão de estimular os calouros a participarem das atividades nesta primeira semana na USP, foi desenvolvido um jogo cooperativo chamado BixoQuest. Por meio de um aplicativo, que será disponibilizado na web a partir do dia 17 de fevereiro, os ingressantes serão desafiados a realizar diversas missões. Ao realizar cada etapa com sucesso, poderão receber recompensas.

Com o BixoQuest, o ICMC coloca em prática o conceito de gamificação ao usar técnicas e métodos provenientes da área de jogos na Semana de Recepção aos Calouros, um evento que não está tipicamente relacionado com o mundo dos games. A proposta nasceu a partir da parceria entre o grupo de desenvolvimento de jogos Fellowship of the Game (FoG) e o grupo de inovação tecnológica USPCodeLab Sanca, ambos vinculados ao ICMC.

BixoQuest: game criado por alunos do ICMC busca facilitar a integração dos novos alunos

 

Tire suas dúvidas – Quem é calouro sempre tem dúvidas e, para ajudar a esclarecê-las, a USP desenvolveu o Manual do Calouro, um portal que reúne as informações mais relevantes que o recém-chegado precisa saber para aproveitar as oportunidades que a Universidade oferece. No portal, é possível saber mais sobre os auxílios disponibilizados, tal como moradia, alimentação e transporte, por exemplo. Também vale a pena baixar os diversos aplicativos desenvolvidos pela USP para facilitar a vida universitária. Acesse o manual neste link: www.usp.br/manualdocalouro.

Fique ligado – Além da programação oficial da Semana de Recepção aos Calouros do ICMC, há diversas outras iniciativas que acontecerão no campus da USP, em São Carlos, de 17 a 21 de fevereiro. O Centro Cultural e o Teatro da USP (TUSP) promoverão shows e espetáculos no Palquinho do CAASO a partir das 12h30 na quarta e quinta-feira, dias 19 e 20 de fevereiro.

Também na quarta-feira, os grupos Women in Engineering USP São Carlos e Women in Tech realizarão, das 14 às 16 horas, um encontro entre calouras e veteranas para trocar informações, experiências e fornecer dicas para as novas alunas. O evento será realizado no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do ICMC.

Já na sexta, a Atlética CAASO promoverá atividades esportivas durante todo o dia no Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (CEFER).

Confira a programação completa da Semana de Recepção aos Calouros do ICMC

 

  

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações
Programação completa: www.calouros.icmc.usp.br
Evento no Facebook: www.facebook.com/events/170712444024695
Manual dos calouros da USP: www.usp.br/manualdocalouro
Serviço de Graduação do ICMC: (16) 3373.9639
E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Disque-trote: 0800.012.1090 ou This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

CONECT WITH US
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação