deniseunespjoomla Notícias
Data da publicação: 15/10/2020

São inúmeras as consequências de se tornar um pesquisador no nosso país, mas você já pensou que, entre suas responsabilidades, está a de contribuir para que a população conheça melhor como se faz ciência

denise_unesp_joomla.jpg

 

“Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Essa lição não vem de um cientista, mas cabe perfeitamente no momento atual vivenciado pelos pesquisadores brasileiros. A frase tornou-se popular depois de aparecer em 1962, no 15º volume da saga do homem-aranha, obra de Stan Lee. Mas como essa singela frase, de autoria de um escritor da cultura pop, pode contribuir com o debate sobre os desafios de fazer ciência no Brasil?

Lançar indagações como essa e refletir sobre as inúmeras possibilidades de resposta é um dos objetivos do bate-papo online Você se tornou um pesquisador no Brasil? Sim! E daí?, que acontecerá na próxima terça-feira, 20 de outubro, a partir das 9 horas.

A iniciativa marcará a abertura da primeira fase do XXXII Congresso de Iniciação Científica da UNESP na Faculdade de Ciências e Letras, localizada no campus de Araraquara. A ideia é promover uma conversa interativa com os estudantes que fazem iniciação científica, discutindo como, ao darem os primeiros passos na carreira de pesquisadores, eles podem ampliar os horizontes da comunicação pública da ciência.

O bate-papo será conduzido pela jornalista Denise Casatti, que é analista de comunicação no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e doutoranda em psicologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Na ocasião, a jornalista também abordará uma iniciativa inédita do Instituto em prol da criação de um Núcleo de Comunicação Construtiva.

Para participar, basta acessar o canal da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP no Youtube: https://youtu.be/z-ZkCDaw2VE. Não é preciso fazer inscrição no evento, que é gratuito e aberto a todos os interessados.

 

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

 

Mais informações
Assista ao evento: https://youtu.be/z-ZkCDaw2VE
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666 (WhatsApp) ou This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 
 
 
 
 
 
 

CONECT WITH US
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação