default Notícias
Data da publicação: 19/05/2011

Por ocasião de sua visita a São Carlos, o Cônsul se reuniu com autoridades municipais para discutir aproximação cultural, científica e tecnológica entre Brasil e Japão


No último dia 7 de maio a cidade de São Carlos recebeu o Cônsul do Japão, Kazuaki Obe. Ele se reuniu com autoridades do município e dirigentes de universidades e órgãos de pesquisa, dentre eles o Prof. Dr. José Carlos Maldonado, diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP de São Carlos. Participaram também da reunião o prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba, diretores de outras Unidades da USP, da Embrapa e da UFSCar, além do Prof. Yashiro Yamamoto, Vice-Diretor da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de São Carlos, dentre outros.

Foto: São Carlos Agora














O encontro foi motivado pela reorganização da comunidade nipônica de São Carlos, e tratou da aproximação cultural, científica e tecnológica entre Brasil e Japão. Segundo Maldonado, o Japão é um parceiro estratégico do Brasil, tanto pela sua história, pela sua competência técnico-científica e pela relação de amizade entre os dois países.

Na ocasião, o governo japonês reforçou a divulgação das Bolsas MEXT – bolsas de pesquisa oferecidas pelo governo japonês para brasileiros interessados em desenvolver sua pesquisa em universidades japonesas. O auxílio inclui bolsa mensal, passagens aéreas, taxas escolares e curso de língua japonesa. Além da graduação, há também bolsas para cursos técnico-superior e profissionalizantes, de menor duração.


Informações:
Consulado Geral do Japão em São Paulo
www.sp.br.emb-japan.go.jp

CONECT WITH US
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação