default Notícias
Data da publicação: 06/06/2011

Finais da competição acontecerão nos dias 11 a 15 de junho, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP
Por: Davi Marques Pastrelo


A XIII Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), terá sua fase final realizada no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP de São Carlos, entre os dias 11 a 15 de julho. 

A competição é organizada nos moldes de outras olimpíadas científicas brasileiras, como as de Matemática, Física e Astronomia. O evento serve como seleção para indicar quatro alunos na categoria Programação para integrar a equipe brasileira na Intenational Olympiad in Informatics (IOI), um evento tradicional que conta com a participação de mais de 80 países, e que será realizado de 22 a 29 de julho,na Tailândia. 

Segundo a professora Sarita Bruschi, do ICMC, a Olimpíada é uma competição que estimula os alunos gostarem de programar e se desafiarem, e isso os incentiva a cursar a área de computação. São duas modalidades. No nível de Iniciação os alunos não programam - são somente problemas de lógica. Já na categoria Programação, eles podem escolher sua linguagem de preferida entre JAVA, C, PASCAL e Python. 

Os melhores colocados nas duas modalidades serão convidados para uma semana de cursos no Instituto de Computação da Unicamp, que organiza o evento. As finais realizadas no ICMC serão as de Iniciação níveis 1 e 2 e de Programação níveis Júnior e 1. A final do nível 2 será na Unicamp e é a seletiva para a IOI.

Sarita afirma que há uma tradição muito forte de alunos da região Nordeste, sobretudo nas modalidades de Iniciação. “No ano passado cerca de 47% dos inscritos eram da região. Há um incentivo muito grande por parte das escolas dessa região, completa.” 

Para o presidente da SBC e diretor do ICMC, José Carlos Maldonado, a proposta de trazer a Olimpíada é afirmar que o Instituto também valoriza essa atividade de importância para o cenário nacional e internacional, pois a OBI traz a difusão do conhecimento e a motivação de talentos. Além disso, propicia a identificação de talentos. “O ponto mais importante é fortalecer essa ação da SBC, e tem a honra de viabilizar essa premiação aqui. Pretendemos disseminar e fortalecer a computação no Brasil, que é uma área estratégica para o país” afirma.

Datas:
Curso de Programação Avançada e Seletiva IOI: 5 a 11 de junho
Curso de Programação: 11 a 16 de julho

Saiba Mais: http://olimpiada.ic.unicamp.br/

CONECT WITH US
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação