default Notícias
Data da publicação: 25/08/2011

Por: Davi Pastrelo / Neylor Fabiano / Flávia Cayres

Nesta terça-feira, dia 23, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos realizou a cerimônia de abertura das comemorações de seus 40 anos. A solenidade teve início às 11 horas, e contou com a presença do Prof. Dr. João Grandino Rodas, Reitor da USP, autoridades locais e acadêmicas, professores, alunos e funcionários do ICMC, além da imprensa e da comunidade externa.

Durante o evento, foi inaugurado o Auditório do Bloco ICMC-6 e Ala 2 do Bloco ICMC-3, e lançado hotsite comemorativo dos 40 anos, que traz atrações referentes ao aniversário do Instituto como fotos, vídeos e concursos abertos para a participação da comunidade. 

Na ocasião também foi aberta a exposição ICMC em Décadas, uma mostra fotográfica histórica. Durante o primeiro mês, estarão expostas fotos do período entre 1971 a 1980, e a cada mês será acrescentada uma nova década até o fim das comemorações, em dezembro. 

O discurso de abertura foi proferido pelo Prof. Dr. José Carlos Maldonado, Diretor do ICMC. Maldonado abordou as origens e a evolução do Instituto até tornar-se referência internacional. "O ICMC é uma instituição com elevado senso de responsabilidade pública, que sabiamente tem a filosofia de elaborar projetos que perpassam várias gestões, o que vem propiciando um crescimento sustentado, com resultados expressivos e avanços em todas as suas atividades", afirmou Maldonado. O Diretor aproveitou a ocasião para agradecer os colaboradores e parceiros do Instituto e abordou também a elaboração do Plano Institucional ICMC 2021, ano em que o instituto completa 50 anos.

O segundo discurso foi da Profa. Dra. Solange Rezende, Presidente da Comissão Executiva dos 40 anos do ICMC. Solange falou dos eventos comemorativos que ocorrerão no semestre e dos quatro pilares que pautam as comemorações: síntese histórica do Instituto; reconhecimento às pessoas que contribuíram com o ICMC; visibilidade da Unidade junto à comunidade científica e à sociedade; e planejamento para o futuro. 

Em seguida, o Prof. Dr. Jacob Pallis Jr., Presidente da Academia Brasileira de Ciências, falou da contribuição do ICMC nas áreas de Matemática, Computação e Estatística. Já o Prefeito de São Carlos, Prof. Oswaldo Baptista Duarte Filho, comentou sobre a importância do ICMC para o reconhecimento de São Carlos como um pólo tecnológico e comunicou a implantação da Rede Metropolitana de São Carlos, em colaboração com as universidades.

O último discurso foi proferido pelo Prof. Dr. João Grandino Rodas, Reitor da USP. "É extremamente necessário relembrar que a USP é um organismo, mas ele pode ser bastante diferente em suas Unidades. E isso eu digo para salientar que o ICMC é, certamente, dentre as Unidades da USP, uma das que realmente contribui não só com o passado da Universidade, mas com o presente e o futuro", afirmou o Reitor.


Participação na pesquisa brasileira

Durante visita ao ICMC, o Reitor concedeu entrevista e falou sobre a contribuição da universidade para o desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil . “A USP sempre dedicou-se à pesquisa de ponta entretanto há, nos últimos anos, um grande empenho de todos os pesquisadores, administrações, unidades e reitoria para aumentar sua participação. Isso é muito importante e a USP tem capacidade para esta realização. Portanto, não basta dizer que a Universidade de São Paulo é responsável por grande parte da pesquisa brasileira. Nós precisamos aumentar em quantidade e em qualidade esse esforço e verificamos que isso vem sendo correspondido por várias unidades inclusive a de São Carlos, em especial o ICMC.

O reitor destacou também as contribuições realizadas pelo ICMC e a importância da cidade de São Carlos para o desenvolvimento acadêmico e tecnológico. “O ICMC é uma referência e nesses 40 anos posicionou-se como algo não tributário daquilo que existe em São Paulo e em outros lugares, partiu para uma pesquisa própria, com relações dentro e fora do Brasil. São Carlos é beneficiada pelo número de institutos de ensino superior e também pela qualidade desses institutos, tendo uma importância regional em São Paulo que é muito maior se comparada às cidades do mesmo porte.”

Para o encerramento, a cerimônia contou com a apresentação musical da cantora soprano Giselle Reis, acompanhada do pianista Lucas Gonçalves.

As comemorações dos 40 anos do ICMC vão até dezembro, e a programação completa pode ser consultada no hotsite comemorativo dos 40 anos do ICMC

Clique aqui para ver mais fotos do evento.

Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9666

CONECT WITH US
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação