default Notícias
Data da publicação: 19/09/2011

Objetivo da AIESEC é suprir a demanda de estudantes com experiência em gestão para o Programa de Intercambio Talentos Globais

Por Luiz Gustavo de Sousa Bravo 

Dois movimentos mundiais - AIESEC e Movimento Empresa Junior - estão cada vez mais próximos. Ambos buscam formar novos líderes, porém de forma diferente: enquanto a AIESEC fomenta isso através do intercâmbio dos estudantes, as empresas juniores promovem isso por meio de prestação de serviços ou consultorias gerenciadas pelos mesmos. 

Após AIESEC Brasil e Brasil Junior – Confederação Brasileira de Empresas Juniores – firmarem parceria em âmbito nacional, agora essas parcerias se expandem localmente, como é o caso da ICMC Jr. e a AIESEC São Carlos. 

Além da troca de experiências que essa parceria proporcionará entre os dois grupos e vantagens em taxas de intercâmbio para os membros da ICMC Jr., o grupo AIESEC estará presente em nossos treinamentos, proporcionando desenvolvimento mútuo entre os grupos. A ICMC Jr. possui experiência em competências de gestão e administração, que serão importantes para o desenvolvimento do grupo AIESEC e de seus membros. Nossos membros, também estarão mais próximos dos programas de intercambio da AIESEC, como o programa Talentos Globais


Sobre a AIESEC 

Presente em 110 países e territórios, e com mais de 50.000 membros, a AIESEC (Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales) é a maior organização mundial gerida por estudantes. Focada em fornecer uma plataforma para desenvolvimento de lideranças jovens, a AIESEC oferece aos jovens a oportunidade de serem cidadãos globais, para mudar o mundo, e para adquirir experiência e habilidades que fazem a diferença nos dias de hoje. 

No Brasil há 40 anos, estão presentes em todas as regiões do país, com 32 escritórios espalhados nos principais pólos universitários. São mais de 2.700 jovens líderes compondo a rede. 

A AIESEC interage com centenas de empresas e organizações para dar suporte à aquisição de talentos internacionais altamente competitivos e posicionamento consciente de marca como empregadores de primeira escolha. 


Sobre a ICMC Junior

Foi fundada em 27 de abril de 1992 como ICMSC Junior, por alunos do então ICMSC (Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos). Com as mudanças de estrutura e nome do Instituto para ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação), passa-se a se chamar em 1998 de ICMC Junior. 

A ICMC Jr é uma empresa júnior que presta serviços na área de TI, formada e gerida, por estudantes do ICMC-USP, e que proporciona experiência de mercado e de gestão. 


Sobre o Movimento Empresa Junior no Brasil 

No final da década de 1980, por iniciativa da Câmara de Comércio Brasil-França o conceito de empresa júnior chega ao país. Surgem as primeiras empresas juniores no Brasil: Em 1988, nasce a Empresa Júnior Fundação Getúlio Vargas pioneira no Brasil, em 1989 a Empresa JR ADM UFBA, a FCAP JR. Consultoria e a Poli Júnior na Escola Politécnica da USP. 

A Brasil Junior – Confederação Brasileira de Empresas Juniores – é hoje a maior organização estudantil de fomento ao empreendedorismo nas Universidades. Presente em 14 Estados e no Distrito Federal, seus programas atingem mais de 140 empresas confederadas, além de influenciar todo o restante da rede. Ela foi criada em 2003, com a finalidade de propor e repassar diretrizes nacionais que devem ser adotadas pelas confederações estaduais de modo a regulamentar a atividade das empresas juniores em âmbito nacional. Além disso, trabalha com um portal de colaboração e conhecimento, que promove a integração dos empresários juniores de todo o país. Atualmente ela regulamenta cerca de 1.200 empresas juniores espalhadas pelo Brasil, em mais de 2000 instituições de ensino superior. Estima-se que existam aproximadamente 23.200 graduandos envolvidos no Movimento Empresa Júnior, executando em média 2.000 projetos por ano. 

Informações: 
AIESEC - http://aiesec.org.br/site/organizacoes/
Brasil Júnior - http://www.brasiljunior.org.br/
ICMC Junior - http://www.icmcjunior.com.br

CONECT WITH US
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação