usp-oferece-curso-preparatorio-para-a-olimpiada-brasileira-de-robotica Notícias
Estudantes, professores e responsáveis que coordenam equipes podem se inscrever na iniciativa até dia 30 de abril
Data da publicação: 24/04/2023

  USP oferece curso preparatório para a Olimpíada Brasileira de Robótica

 

Estimular os estudantes do ensino fundamental, médio e técnico a trabalharem em equipe para construir robôs e programá-los. Esse é o principal objetivo da modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), e quem deseja participar da iniciativa pode se inscrever no curso Preparação para a Olimpíada Brasileira de Robótica – Modalidade Prática.

Oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP, em São Carlos, a iniciativa está com inscrições abertas até dia 30 de abril. Para se inscrever em uma das 100 vagas disponíveis, é necessário preencher o formulário disponível no sistema Apolo da USP por meio deste link https://icmc.usp.br/e/95442. Depois, é preciso gerar o boleto pelo sistema e pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 10. O comprovante de pagamento deve ser enviado para o e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Alunos provenientes de escolas públicas podem solicitar isenção da taxa de inscrição, desde que sejam um dos primeiros a se inscrever no curso e apresentem comprovação. Para solicitar a isenção, o interessado deve enviar um e-mail para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. com o comprovante de matrícula. A isenção será concedida para pelo menos 10% dos alunos matriculados.

Entre os tópicos que serão abordados no curso estão: montagem de dois tipos de robôs (PETe e Arduino) comumente usados nas competições da OBR e programação, em que serão apresentados os comandos principais existentes nos robôs. Além disso, os participantes vão treinar aplicações práticas, em que aprenderão a programar os robôs para seguir uma linha reta, realizar uma curva, desviar de um obstáculo e subir em uma rampa.

Na seleção dos participantes do curso, terão prioridade os alunos que estejam cursando do 5º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio e que desejem participar da OBR. As vagas restantes serão preenchidas pelos demais interessados, respeitando a ordem de inscrição. Também serão aceitas inscrições de professores ou responsáveis coordenadores das equipes.

 

Texto: Laura Gazana – Assessoria de Comunicação ICMC-USP

 

Mais informações
Saiba mais sobre o curso: https://icmc.usp.br/e/8e446

Inscrições: https://icmc.usp.br/e/95442
Dúvidas: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

CONECT WITH US
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação