destaque-matematica-na-medida-certa-edicao-especial-de-nata Notícias
No último encontro do ano, você poderá calcular quantas lâmpadas é preciso colocar em um ambiente para que nenhum canto fique na escuridão; gratuita, atividade acontece sábado, 16 de dezembro, a partir das 10 horas
Data da publicação: 11/12/2023

No episódio anterior, dia 18 de novembro, a professora Marina Andretta levou o público a um passeio pelas ruas de uma cidade, passando por todos os bairros e, ao mesmo tempo, otimizando o gasto com combustível (crédito da imagem: equipe do projeto Matemática na Medida Certa).

 

 

Quantas lâmpadas você deve colocar em um lugar cheio de corredores e quartos para que nenhum canto permaneça na escuridão? Para resolver esse relevante problema de Natal, basta participar do próximo encontro do projeto Matemática na Medida Certa, que acontece no próximo sábado, 16 de dezembro, a partir das 10 horas, no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos

O mesmo raciocínio utilizado para calcular a quantidade de lâmpadas necessárias para iluminar todo um ambiente também pode ser empregado em vários outros dilemas do nosso dia a dia. Por exemplo, qual o número mínimo de câmeras é necessário para garantir que todos os espaços da sua casa sejam filmados? Uma importante questão para aqueles que acreditam na existência de Papai Noel, e também para quem duvida.

“Vamos usar ferramentas da área de geometria, grafos e lápis de cor. Traga sua família e amigos para descobrir como a matemática pode ser uma experiência divertida”, convida o coordenador do projeto, professor Ali Tahzibi, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. A atividade do próximo sábado será o quinto e último encontro do projeto este ano, que começou dia 19 de agosto.

Realizado uma vez por mês, sempre aos sábados, a partir das 10 horas, no CDCC, a iniciativa não demanda inscrições prévias. Podem participar crianças, jovens, adultos e idosos, basta se interessar pelo conhecimento matemático e suas aplicações. Cada episódio tem como foco apresentar exemplos concretos de problemas e soluções matemáticas que estão presentes no nosso cotidiano, mas nem sempre conseguimos enxergar. “No episódio anterior, por exemplo, a professora Marina Andretta levou o público a um passeio pelas ruas de uma cidade, passando por todos os bairros e, ao mesmo tempo, otimizando o gasto com combustível”, ressalta Ali.

Os encontros no CDCC já estão repercutindo nas escolas de São Carlos: no último dia 6 de dezembro, bolsistas do projeto Matemática na Medida Certa foram convidados para apresentar duas atividades durante a Feira de Ciências realizada na escola estadual Conde do Pinhal. Para o próximo ano, a proposta é dar continuidade às ações do projeto, aprimorá-lo e expandi-lo. Afinal de contas, todo mundo merece a chance de descobrir ou redescobrir os encantos da matemática.

 

 

Imagem 2 Matemática na medida certa edição especial de Nata

Crianças, jovens, adultos e idosos são bem-vindos nas atividades do projeto, que acontecem uma vez por mês, sempre aos sábados a partir das 10 horas (crédito da imagem: equipe do projeto Matemática na Medida Certa)

 

 

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Fotos: Equipe do projeto Matemática na Medida Certa

 

Matemática na medida certa: um evento da USP para quem tem de 9 a 99 anos
Quando: uma vez por mês, aos sábados, das 10 às 11h30. Próximo encontro: 16/12.

Onde: CDCC/USP, rua Nove de Julho, 1227, Centro – São Carlos.
Não é necessário se inscrever antes, a atividade é gratuita e aberta a todos os interessados.

Mais informações
Saiba mais sobre o projeto: https://icmc.usp.br/e/76a19

Dúvidas? Escreva para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou envie uma mensagem para (16) 3373.9666

CONECT WITH US
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação