default Notícias
Data da publicação: 18/11/2011

Por Assessoria de Imprensa do INCT-SEC


Em cooperação com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), a AGX Tecnologia realizou a doação de um veículo aéreo não tripulado (VANT) para o Exército.

A doação aconteceu em evento realizado no Centro Tecnológico do Exército (CTEX), no Rio de Janeiro, no último dia 10 de outubro, quando foi feito um voo demonstrativo.

Na ocasião, participaram Adriano Kancelkis, Diretor da AGX Tecnologia; Giovani Amianti, Diretor Xmobots; Alexandre Di Giovani, piloto da AGX; Jen Jhon Lee, da área de Marketing da AGX; o Prof. Dr. José Carlos Maldonado, coordenador do INCT-SEC e Diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC); os professores doutores Onofre Trindade Júnior e Kalinka L. R. J. Castelo Branco, do ICMC e diretores do INCT-SEC; o Prof. James Waterhouse, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e da Aeroalcool; e diversos outros Tenentes Coronéis como Ademir e Moraes, e Majores, como Cerdeiras. A EESC, ICMC, AGX, Aeroalcool são instituições integrantes e organizações parceiras do INCT-SEC.

O VANT doado é do modelo Tiriba, que é uma aeronave elétrica operada por um sistema autônomo de navegação e controle - com piloto automático totalmente brasileiro - que pode contar com câmeras fotográficas de alta definição, sensores, câmeras termais e de vídeo convencionais. Suas principais aplicações são na área de defesa civil, monitoramento ambiental e agrícola.

Em relação à operação do VANT, o General de Brigada Claudio Duarte de Moraes, Chefe do CTEX, afirmou que se "impressionou positivamente pelo desempenho apresentado, pela qualidade das imagens transmitidas e pela simplicidade de operação, evidenciando de forma objetiva o alto padrão técnico dos integrantes que compõem a rede do INCT-SEC”.

A aeronave doada deve permitir que imagens e informações necessárias para o Exército possam ser obtidas de modo mais eficiente e eficaz.

Agradecimento

Em carta de agradecimento enviada ao INCT-SEC, o General Moraes demonstrou "imensa satisfação de ter tido a oportunidade de travar conhecimento com o excelente trabalho realizado pelo INCT-SEC em uma das áreas consideradas essenciais para as operações militares atuais e futuras: os sistemas autônomos". Para acessar o agradecimento na íntegra, clique aqui.

A doação é um dos primeiro passos para que uma possível parceria entre o CTEX e INCT-SEC possa ser estabelecida, o que favorece a formação de recursos humanos e a produção de equipamentos integralmente nacionais, beneficiando o desenvolvimento socioeconômico, científico e tecnológico do país.
 
O objetivo do INCT-SEC é agregar habilidades, competências e infraestrutura necessárias para o desenvolvimento de sistemas embarcados críticos, com o intuito de capacitar a academia e a indústria brasileira no desenvolvimento científico-tecnológico de aplicações de relevância e de alto impacto econômico-social em áreas estratégicas do país, como agricultura, segurança e defesa nacional, aviação e meio ambiente. 


Mais informações:Site: www.inct-sec.org
E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

CONECT WITH US
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação