default Notícias
Data da publicação: 08/11/2012

Homenagem a um dos pioneiros da computação no Brasil atribuirá seu nome ao auditório do ICMC

Por: Davi Marques Pastrelo

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, realizará, na próxima terça-feira, 13 de novembro, um evento em homenagem ao Prof. Dr. Fernão Stella de Rodrigues Germano, ex-docente e pesquisador do Instituto que faleceu no ano passado. O evento terá início às 14h no auditório do bloco ICMC-6, que na ocasião passará a se chamar "Auditório Professor Fernão Germano". 

A homenagem será conferida por manifestação da Congregação do ICMC, em reconhecimento à contribuição do professor Germano na formação de recursos humanos e no desenvolvimento da pesquisa na área de Ciências de Computação no Brasil.

A programação do evento será composta pelo seminário Evolução da Engenharia de Software no ICMC,  que contará com palestrantes de diversas universidades brasileiras. A partir das 17h, haverá o ato solene, que consistirá em apresentação musical e descerramento de placa atribuindo o novo nome ao auditório, até então chamado de "Pau-Brasil".

Confira a programação completa:
  • 12h - Almoço (por adesão)
  • 14h - Seminário “Evolução da Engenharia de Software no ICMC”
    • 14h30 - “O professor Fernão Germano e a Engenharia de Software no ICMC” - Prof. Dr. Paulo C. Masiero (ICMC)
    • 14h55 - “Um grande entusiasta” Profa. Dra. Rosely Sanches (ICMC)
    • 15h20 - “O legado do educador Fernão Germano” - Profa. Dra. Elisa H. M. Huzita (UEM)
    • 16h - “Dos sistemas de informação em Cobol à reengenharia de software” Profa. Rosângela D. Penteado (UFSCar)
    • 16h25 - "Meu Guia de Formação Pessoal e Profissional" Ms. Gladys Pierri
    • 16h50 - “Da Iniciação Científica à Vida Acadêmica, passando pela atuação na carreira de analista de sistemas” Profa. Dra. Rosana T. V. Braga (ICMC)
  • Ato solene:
    • 17h10 - Apresentação de música clássica
    • 17h40 - Descerramento da placa atribuindo o nome do Prof. Fernão Germano ao auditório do bloco ICMC-6
    • 18h10 - Encerramento

Sobre o homenageado

Natural de São Carlos, Fernão Stella de Rodrigues Germano graduou-se em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 1956, onde recebeu medalha de melhor aluno do curso. Após a formatura manteve ligações com a PUC-Rio, onde conheceu um dos primeiros computadores instalados no Brasil. Também atuou como profissional em engenharia civil e trabalhou na Rede Ferroviária Federal.
Prof. Fernão Germano

Em 1968 deixou o Rio de Janeiro e retornou a São Carlos, contratado como docente pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), na USP. Logo se envolveu com o ensino e o uso de computadores no campus e, quando foi criado o Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (ICMSC, que mais tarde foi renomeado para ICMC). Em 1971, passou a fazer parte do então Departamento de Ciências de Computação e Estatística. Germano titulou-se Mestre (1973) e Doutor (1976) em Matemática pelo ICMSC, sob orientação do Prof. Dr. Odelar Leite Linhares. A partir de 1979, passou a atuar como Livre-Docente no Instituto.

Em sua trajetória na USP, o professor Germano desenvolveu contatos com diversos pesquisadores no exterior. Sua liderança ajudou na evolução do departamento e do curso de computação do ICMC, do qual também foi vice-diretor. Ajudou a criar vários dos grupos de pesquisa atualmente existentes, dentre eles o Grupo de Engenharia de Software, formado a partir de sua colaboração com o Comitê Técnico TC-8.2 da IFIP (International Federation for Information Processing).

Fernão foi um dos pioneiros na área de computação na USP e no Brasil. Aposentou-se em 1989 e continuou sua colaboração com a USP regularmente por cerca de vinte anos, contribuindo com a formação  de alunos de mestrado e doutorado, e publicando artigos em conferências nacionais e internacionais, a última delas em 2007.

Informações
Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9146
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

CONECT WITH US
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação