default Notícias
Data da publicação: 20/06/2013

Foto: Nilton Júnior - ArtyPhotos

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, recebeu na última segunda e terça-feira (17 e 18 de junho) a visita de Manuelina Cândido, doutora em museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Portugal. A finalidade da visita foi traçar um diagnóstico de preservação e conservação das peças que compõem o acervo do Museu de Computação Odelar Leite Linhares, sediado no ICMC. Além disso, a pesquisadora também ministrou um curso de extensão sobre gestão de museus.

A museóloga já havia visitado o Instituto em 2004, e retornou para atualizar o diagnóstico da primeira visita. Segundo a especialista, é necessário dar um olhar técnico ao acervo. "A equipe do Instituto está fazendo um esforço de revitalizar o museu, portanto é um momento para fazer essa análise", disse. 

Cândido explicou que ainda é preciso reforçar o trabalho de catalogação das peças, para que exista uma informação centralizada, além de um documento que tenha uma ficha para cada peça. "Isso é muito importante para a instituição ter noção do que ela possui. É preciso fazer um trabalho de bastidores em paralelo ao processo de catalogação e conservação, além da preparação de novas exposições e discursos expográficos".

Curso de extensão

Manuelina Cândido visita o Museu de Computação
Com o objetivo de passar noções básicas de museologia e sua aplicação na administração da memória, a museóloga ministrou, na última terça-feira (17), o curso Planejar é preciso... perspectivas museológicas para o século XXI. Foram abordadas questões teóricas e práticas sobre avaliação e gestão de museus. 

Segundo Cândido, o grande desafio desta atividade foi passar conhecimentos comuns a interesses distintos, já que os inscritos no curso foram profissionais que trabalham com museus e coleções diferentes. "Trouxe algumas discussões da minha tese de doutorado sobre a elaboração de um diagnóstico para fazer o planejamento das instituições e, dessa forma, recebi uma diversidade muito grande de interessados", concluiu a especialista.

Informações
Museu de Computação do ICMC
Tel. (16) 3373-9146
www.icmc.usp.br/~museu


Por: Fernanda Vilela - Assessoria de Comunicação do ICMC

CONÉCTATE CON NOSOTROS
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação