default Notícias
Data da publicação: 23/10/2013

University of the West of England abriga, em um de seus campi, o maior laboratório de robótica de seu tipo do Reino Unido e tem diversas áreas de pesquisa em comum com o ICMC

Clarck busca novas parcerias de pesquisa no interior paulista
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, recebeu na segunda-feira, 14 de outubro, dois representantes da University of the West of England (UWE), de Bristol, na Inglaterra. O objetivo da visita foi fortalecer os vínculos entre as instituições de ensino e estabelecer colaborações nas linhas de pesquisa que as universidades têm em comum.

Na abertura da reunião, o presidente da Comissão de Relações Internacionais do ICMC, Paulo da Veiga, ressaltou a visita que fez a UWE e a seus diversos laboratórios de pesquisa aplicada em abril de 2013. Observou, ainda, que a instituição inglesa é um centro de referência nas áreas de computação, engenharia e matemática aplicada.

A UWE abriga, em um de seus campi, o maior laboratório de robótica de seu tipo do Reino Unido, inaugurado em 2012. Situada na cidade inglesa de Bristol, a University of the West of England tem cerca de 30 mil estudantes e 3 mil docentes, sendo a maior das duas universidades da cidade.

Também participaram da reunião os professores Andrei Leitão e Juarez Lopes Ferreira da Silva, ambos do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), e o professor Osvaldo Novais de Oliveira, representando o Instituto de Física de São Carlos (IFSC).

No período da tarde, foi realizado um mini-workshop, em que representantes de vários grupos de pesquisa do ICMC puderam apresentar e discutir com os visitantes suas pesquisas e as afinidades entre as instituições, como linhas de pesquisa na área de engenharia de software, robótica, visualização, estatística e sistemas embarcados.

Os visitantes, Alistair Clark e Richard McClatchey, apresentaram a universidade e as pesquisas desenvolvidas em seus departamentos, apontando estratégias para direcionamentos futuros em áreas multidisciplinares. A presença de professores de outras unidades do campus reforçou o interesse dos visitantes em linhas de pesquisa que atingem diversas áreas do conhecimento.

McClatchey apresentou as linhas de pesquisa em computação da UWE
Alistair Clark é chefe da área de Pesquisa e Bolsas de Estudo, do Departamento de Projetos em Engenharia e Matemática. Alistair desenvolve pesquisas em parceria com diversas instituições de ensino no Estado de São Paulo, como a Universidade Estadual Paulista (Unesp) em São José do Rio Preto e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). "Também tenho ligações estreitas com a Unicamp", disse o pesquisador.

Richard McClatchey é diretor do Centro de Pesquisa do Departamento de Ciência da Computação e Tecnologias Criativas da universidade. O pesquisador já publicou mais de 200 artigos dentro de suas áreas de pesquisa, que envolvem computação em nuvem, modelagem de bases de dados, análise de sistemas, sistemas distribuídos e gestão de processos.

Nesse primeiro momento, o professor McClatchey foi convidado a integrar a colaboração já existente entre o ICMC e a Université de Bretagne-Sud, na área de engenharia de software, por meio do Laboratório de Engenharia de Software, que é coordenado pelo diretor do ICMC, José Carlos Maldonado.

Também está prevista, para o primeiro semestre do próximo ano, a realização de um workshop reunindo vários grupos de pesquisa do ICMC, da Université de Bretagne-Sud e da UWE.

Texto e fotos: Fernanda Vilela - Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Secretaria CRInt-ICMC