default Notícias
Data da publicação: 07/04/2015

Encontros serão realizados aos sábados para que estudantes e professores da região de São Carlos conheçam melhor a modalidade prática da competição e esclareçam suas dúvidas
Inscrições na modalidade prática da competição podem ser realizadas até 30 de abril

Estimular a participação dos estudantes na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é a principal meta do curso gratuito que será oferecido no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Destinado especialmente para quem deseja participar da modalidade prática da competição, o curso possibilitará que alunos, professores e pais conheçam detalhadamente como funcionam as provas da OBR, quais são os principais desafios a serem enfrentados e esclareçam suas dúvidas sobre como montar os robôs e programá-los.

As aulas acontecerão aos sábados, das 9 às 12 horas, a partir do próximo sábado, 11 de abril, quando haverá um encontro inicial para apresentar o curso aos interessados e entregar kits de robótica educacional para as escolas que já solicitaram o material aos organizadores do evento. No total serão cinco encontros, com as atividades prosseguindo durante os dias 25 de abril e 16, 23 e 30 de maio. Há 120 vagas disponíveis e, para participar, é preciso realizar as inscrições até 23 de abril neste link: icmc.usp.br/e/42210.

Ano passado, São Carlos também sediou a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica
Os participantes que comparecerem em pelo menos 85% das atividades receberão um certificado. O curso será coordenado pela professora Roseli Romero, do ICMC, e pelos professores Rafael Aroca, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSCar, e Tatiana Pazelli, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFSCar. Além disso, haverá o apoio de diversos monitores, que ajudarão a esclarecer as dúvidas que surgirem durante as aulas e os exercícios práticos. Alguns desses monitores contam com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

“Queremos incentivar ainda mais a participação das escolas da região na OBR, que tem aumentado a cada ano. Nos dias 13 e 14 de junho, São Carlos sediará a etapa regional da competição novamente, que acontecerá no Ginásio de Esportes da USP”, explicou a professora Roseli, que também é vice-coordenadora do Centro de Robótica de São Carlos (CROB). A realização da etapa regional da OBR na cidade é uma iniciativa apoiada pelo ICMC, pela UFSCar, pelo CROB, pela Escola de Engenharia de São Carlos e pelas empresas pETe e Ca and Ma. As inscrições para a modalidade prática da competição podem ser realizadas até 30 de abril no site da OBR

Segundo Aroca, este ano, o grau de dificuldade da competição será maior. “Houve algumas mudanças nas regras para quem disputará a modalidade prática. Antes, os robôs dos estudantes precisavam se movimentar por uma arena e resgatar uma latinha, que ficava sempre parada em um mesmo lugar e exercia o papel de vítima na situação. Agora, existirão várias bolinhas de isopor espalhadas pela arena exercendo o papel de vítimas e os estudantes precisarão desenvolver novas estratégias de programação para que os robôs sejam capazes de resgatá-las”, explicou o professor.

As escolas públicas da região que necessitarem de kits de robótica educacional, tiverem qualquer dúvida sobre a OBR ou sobre o curso gratuito que será oferecido no ICMC podem escrever para os organizadores do evento (Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. ou Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.)

Curso no ICMC possibilitará que estudantes esclareçam suas dúvidas sobre como montar os robôs e programá-los
Texto e fotos: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Preparação para a Olimpíada Brasileira de Robótica - modalidade prática
Local: salas 4-001 e 4-003, bloco 4 do ICMC (campus I da USP em São Carlos, Avenida Trabalhador são-carlense, 400).
Quando: 11/04 (palestra de apresentação), 25/04, 16/05, 23/05 e 30/05, das 9 às 12 horas.
Inscrições: até 23 de abril ou enquanto durarem as vagas no link icmc.usp.br/e/42210.
Mais informações: (16) 3373.9146 ou Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

CONÉCTATE CON NOSOTROS