default Notícias
Data da publicação: 07/02/2011

Técnicas de visão computacional, robótica móvel e veículos aéreos não tripulados (VANTs) são alguns dos temas que serão abordados durante o 1º Congresso Brasileiro de Sistemas Embarcados Críticos, que acontecerá de 11 a 13 maio, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos.

A data para submissão de artigos foi prorrogada: os resumos (abstracts) podem ser enviados até 11 de fevereiro e os artigos completos (full papers), até o dia 14 desse mês.

Promovido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC) e pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o congresso pretende agregar conhecimentos e competências necessárias para o desenvolvimento de sistemas embarcados críticos. Essa tecnologia é importante para apoiar a melhoria de áreas estratégicas do país, como a de controle do meio ambiente, a de segurança e defesa nacional e a de agricultura.

Os veículos autônomos serão o foco do evento, cujo objetivo principal é ampliar a colaboração da academia e da indústria no ensino, pesquisa e desenvolvimento da área. Para consultar a programação completa,clique aqui.

Alguns tópicos relacionados a sistemas embarcados críticos são:

- Model-Driven Engineering
- Certification and Safety
- Wireless mobile and secure communication
- Embedded Operating Systems
- Data Communication and Computer Networks
- FPGA, MPSOC, NOC
- Industrial designs
- Product lines
- Prototyping case studies
- Robotics
- Sensor and Vehicular networks
- Software and systems architecture and integration
- System verification and validation
- Tools, methodologies, and dependability aspects
- Training and teaching methodologies
- Unmanned systems
- Modeling Languages for embedded systems
- Formal Methods for embedded systems

Além desses, os trabalhos a serem enviados para participação no congresso também podem abordar outros temas relacionados à área.

Os artigos precisam ser enviados em inglês, no formato pdf, com no máximo seis páginas, seguindo opadrão IEEE, e não estar sob avaliação de outra publicação.

É importante que descrevam claramente a natureza e as principais características do trabalho, sua importância e seu estágio de desenvolvimento.

A submissão deve ser feita pelo site https://www.easychair.org/account/signin.cgi?conf=cbsec2011, no qual também são encontradas orientações mais detalhadas.

Os autores dos melhores trabalhos serão convidados a publicá-los em uma edição especial do Journal of the Brazilian Computer Society.

O evento ainda conta com o apoio da SBµicro, SBTA – Sociedade Brasileira em Pesquisa e Transporte Aéreo - e SBA.

O ICMC fica no Campus 1, Av. Trabalhador são-carlense, 400.
Informações complementares podem ser acessadas no site: www.inct-sec.org/cbsec2011.

CONÉCTATE CON NOSOTROS