default Notícias
Data da publicação: 01/03/2011

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos recebeu a visita do Prof. Dr. Ricardo Anido, Diretor de Relações Profissionais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e professor do Instituto de Computação (IC) da UNICAMP.

Durante a visita, Anido falou sobre a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), a ser realizada de 19 de março a 16 de julho, e comunicou que sua premiação, nesta edição, acontecerá na cidade de São Carlos, no ICMC da USP.

A OBI, promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação com apoio da Fundação Carlos Chagas (FCC), que  está em sua 13º edição, tem o objetivo de despertar o interesse e encontrar talentos na área de programação e computação. Podem participar alunos do ensino fundamental e médio de todas as instituições de ensino do país.

De acordo com Anido, “A OBI foi criada em 1999 por uma iniciativa do Prof. Dr. José Carlos Maldonado e do Prof. Dr. Ricardo Reis, respectivamente Diretor da Educação e Presidente da SBC na época, e atualmente conta com cinco modalidades distintas na competição, correspondendo à escolaridade, tendo certa transversalidade com o conhecimento de programação do aluno”.

A olimpíada, que obteve aproximadamente 24 mil inscrições em sua edição passada, terá sua primeira fase nas escolas cadastradas, nas quais os melhores serão selecionados para a segunda fase que ocorrerá nas capitais e em universidades das cidades com alto  número de
inscrições.

Os melhores classificados serão convidados a participar, com todas as despesas pagas, de cursos de programação, conforme o nível de participação. É necessária a presença em todos os dias para progredir no conhecimento e avançar nas modalidades.

Em uma etapa futura, de 5 a 11 de junho, quatro alunos serão escolhidos para representar a equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Informática que, este ano, será realizada na Tailândia de 22 a 29 de julho.

“Essa é uma oportunidade única para o aluno conhecer e encontrar competidores de mais de 80 países”, afirma. O diretor destaca também que a obtenção de uma medalha na olimpíada pode render bolsas de estudos em qualquer escola do mundo, sendo um ponto importante para o currículo, reconhecido pelas melhores empresas do mundo.

Datas:
1ª fase: de 19 a 26 de março
2ª fase: 30 de abril e 14 de maio
Curso de Programação Avançada e Seletiva IOI: 5 a 11 de junho
Curso de Programação: 11 a 16 de julho

Mais informações podem ser  encontradas no site: www.sbc.org.br/olimpiada

CONÉCTATE CON NOSOTROS