default Notícias
Data da publicação: 14/03/2011

O Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação 2010-2011 foi criado com o objetivo de fortalecer a cooperação em pesquisa científica entre as duas nações. As comemorações incluem eventos tanto no Brasil quanto na Alemanha, e contam com a participação de organizações dos dois países.

Como parte das atividades desse ano comemorativo, uma delegação da Universidade de Potsdam (cidade próxima a Berlim) veio ao Brasil. Esse grupo irá visitar, dentre outras instituições, a Universidade de São Paulo, com a qual assinará um protocolo de cooperação. Nesta quarta-feira (16), a delegação alemã estará visitando o campus USP de São Carlos, iniciando pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), com um encontro com vários representantes do campus, às 11 horas, na Videoteca do ICMC.

A delegação é composta de cientistas de várias áreas, incluindo ciências naturais, ciências de computação, física, matemática, línguas e filosofia. O objetivo é promover maior interação com a USP, com quem a universidade alemã já possui parcerias em pesquisa, e intensificar as relações com o país, através do intercâmbio de estudantes entre as instituições.

Segundo o professor Paulo da Veiga, presidente da Comissão de Relações Internacionais do ICMC, o encontro de quarta-feira é bastante apropriado para integrar as várias unidades de São Carlos no quadro dessa cooperação, sobretudo, desenvolvendo canais para que nossos alunos de graduação e de pós-graduação possam realizar mobilidade na Universidade de Potsdam. “Esperamos contar com um maior número possível de membros da comunidade de São Carlos nesse encontro. Temos programado um almoço no restaurante Barone, ao qual todos estão convidados. Na parte da tarde, a delegação visitará alguns laboratórios de pesquisa do nosso campus”, explica Veiga.

As reservas para o almoço (sob adesão) devem ser feitas até 15/3 pelo telefone (16) 3373-8163 ou pelo e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo..

CONÉCTATE CON NOSOTROS