default Notícias
Data da publicação: 15/03/2011

José Alberto Cuminato
José Alberto Cuminato, professor titular do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, é o mais novo membro da Royal Society of Edinburgh (RSE), prestigiada academia de ciências e letras da Escócia. Cuminato foi admitido como Corresponding Fellow, categoria que conta com apenas 61 membros em todo o mundo. A eleição foi anunciada no último dia 9 de março, e a cerimônia de admissão será em 16 de maio de 2011.

A RSE foi criada em 1783 pelo Rei George III, visando o avanço do conhecimento na Escócia, e é reconhecida como academia nacional do país. A Sociedade distribui anualmente bolsas para fins de pesquisa, organiza palestras públicas e promove a ciência na Escócia. Os membros da RSE são eleitos pelos pares em todas as áreas do conhecimento, dando à Sociedade uma persectiva multidisciplinar, que engloba as ciências, as artes, as humanidades, as profissões, a indústria e o comércio.

O professor Cuminato possui licenciatura em Matemática pela Unesp (1977), mestrado em Matemática pela USP (1981), M Sc In Numerical Analysis (1983) e Ph D In Numerical Analysis, ambos pela Oxford University Computing Laboratory (1987). Foi Diretor do ICMC (2006-2010) e presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional - SBMAC (2006-2009). Tem sua atividade profissional na área de Matemática, com ênfase em Análise Numérica, atuando principalmente nos seguintes temas: Métodos de diferenças finitas, Mecânica dos Fluidos Computacional: Escoamentos com superfícies livres, métodos numéricos para equações diferenciais ordinárias e parciais e para equações integrais de Fredholm e Cauchy.

Mais informações:
www.royalsoced.org.uk