confira-os-projetos-selecionados-pelo-centro-avancado-icmc-para-apoio-a-inovacao- Notícias
Medicina, habitação, agricultura, nutrição e esporte: as iniciativas contemplam soluções para essas cinco diferentes áreas
Data da publicação: 08/08/2019

Projeto Feira na mesa foi um dos selecionados nesta primeira chamada

Cinco projetos foram contemplados pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, para contribuir com a formação empreendedora dos estudantes. Apresentados na primeira chamada pública lançada pelo Centro Avançado ICMC para Apoio à Inovação, os projetos possuem objetivos diversos, tais como: gerenciar e controlar ativos em ambientes médicos hospitalares; criar uma plataforma para moradia; democratizar a alimentação saudável no Brasil; desenvolver um sistema estatístico para acompanhamento de atletas que praticam Judô; contribuir para que a agricultura familiar seja mais sustentável e escalável.

Todas as iniciativas selecionadas se relacionam a uma dessas três modalidades de estímulo: participação em competições de inovação; participação em editais de fomento voltados à incubação ou ao desenvolvimento de tecnologia; geração de inovação em parceria com empresas, institutos de pesquisa e órgãos governamentais para o desenvolvimento de protótipos ou provas de conceito de produtos ou tecnologias criadas no ICMC.

Pelo menos metade dos projetos contempla a participação de alunos de graduação. Na próxima segunda, dia 12, acontecerá uma reunião com os responsáveis por cada iniciativa e as atividades previstas começarão a ser realizadas. Confira, a seguir, mais detalhes sobre as propostas selecionadas.

Modalidade: preparação para participar de competições de inovação

Feira na Mesa
Proponentes: Felipe Moreira; Guilherme Barcellos; João Pedro Secundino
Objetivos: tornar a agricultura familiar um comércio mais sustentável e escalável tanto na região de São Carlos (a curto prazo) quanto no Brasil (a longo prazo) por meio da fomentação do empreendedorismo no ICMC e do uso da tecnologia.
Parceiros: produtores orgânicos.

Modalidade: inovação em parceria com empresas, institutos de pesquisa e órgãos governamentais para o desenvolvimento de protótipos ou provas de conceito de produtos ou tecnologias criadas no ICMC

iSports: módulo Judô
Proponentes: Vinícius Loureiro Siqueira; Wesley Da Silva.
Docente: Francisco Louzada.
Objetivos: o iSports é, atualmente, um instrumento que pode ser utilizado para identificação de novos talentos no futebol, funcionando como um “olheiro virtual” e auxiliando na avaliação de atletas. O acompanhamento dos jogadores é realizado por meio de análises estatísticas, que revelam indicadores técnicos, físicos, psicológicos e habilidades. O objetivo do projeto é adaptar e customizar o iSports para o Judô, um esporte de combate individual com boa popularidade no país, o qual tem produzindo resultados razoáveis em nível internacional, inclusive em olimpíadas.

Modalidade: participação em editais de fomento voltados à incubação ou ao desenvolvimento de tecnologia

Gerenciamento e controle de ativos em ambientes médicos hospitalares
Proponentes: Cristiano José dos Santos; Ennio Politi Lopes; Pedro Silva Arantes.
Docente: Rosana Vaccare Braga.
Objetivos: o objetivo central deste projeto será o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento da manutenção de equipamentos médicos de alto custo e geração de informações relevantes para a administração de Unidades de Saúde.
Parceiros: HC de Ribeirão Preto, HU de São Carlos

Projeto: 100kcal
Proponentes: Vinícius Molina Garcia; Alexandre Batistella Bellas.
Docente: Solange Oliveira Rezende
Objetivos: o objetivo do 100kcal é democratizar a alimentação saudável no Brasil, através de uma inteligência artificial que gera dietas personalizadas automaticamente para as pessoas, e utiliza técnicas de psicologia comportamental e gamificação para a criação e manutenção de hábitos.

PackUp – Startup voltada a moradias
Proponentes: Marcelo Suckow de Barros Rodrigues; Bruno Facina.
Objetivos: criar uma plataforma que auxilie pessoas a encontrar lugares para morar e pessoas para morar junto, inovando na maneira como esse processo é realizado.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Centro Avançado ICMC para Apoio à Inovação (ICMCin): www.icmc.usp.br/institucional/icmcin
E-mail: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. ou Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

CONÉCTATE CON NOSOTROS