a-arte-de-fotografar-miniaturas-chega-a-vitrine-da-biblioteca-do-icmc- Notícias
Retratados em 17 imagens, os grandes personagens dessa exposição são pequenas obras de arte
Data da publicação: 06/09/2019

 

 

Visite a exposição gratuitamente até dia 6 de outubro



Nas imagens, os brinquedos em miniatura ganham vida. “Utilizando a arte da fotografia é possível ter de volta aquela sensação gostosa da infância, valorizando uma coleção de bonecos que estaria fadada a ficar somente na prateleira como um objeto de decoração”, explica o fotógrafo Paulo Fernando Januário, artisticamente conhecido como Paulo Ziro. Ele é o autor das 17 imagens que acabam de chegar às vitrines da Biblioteca Achille Bassi, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Por meio da fotografia temática de miniaturas, Paulo busca criar cenas e situações: “Juntando o hobby de colecionar com a fotografia, podemos usar a criatividade para tornar os brinquedos de coleção algo mais realista e mais humano”. Ele diz que a fotografia temática de miniaturas é como um novo gênero fotográfico, bastante popular no exterior, principalmente nos países asiáticos, na América do Norte e na Europa, e que o Brasil vem se tornando uma importante referência na área.

 

O fotógrafo busca criar cenas e situações em suas imagens

 

Fotógrafo por hobbie há dois anos, Paulo conta que, para produzir esse tipo de fotografia, o fundamental é ficar atento ao tamanho e à escala, já que, normalmente, o trabalho envolve miniaturas de 10 a 25 centímetros: “É como se estivéssemos criando pequenos universos e até mesmo histórias. Podemos colocar os personagens ao ar livre, em cenários em miniatura (dioramas), em fundos neutros ou até mesmo em um monitor”. Ele acrescenta: “Diferentemente do que as pessoas imaginam, não é necessário ter uma lente macro. Essas fotos podem ser feitas até com celular, usando as mesmas técnicas empregadas em uma foto artística comum. Só em alguns casos precisamos de uma lente mais específica”.

Gratuita e aberta a todos os interessados, a exposição fica em cartaz na vitrine da Biblioteca Achille Bassi até dia 6 de outubro e pode ser visitada a qualquer hora. “O que importa é você criar arte, passar uma mensagem por meio dela e ter disposição para aprender sempre mais”, finaliza.

 

 

Fotógrafo revela os bastidores das imagens: “É como se estivéssemos criando pequenos universos e até mesmo histórias”.

 

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

 

Exposição Fotografia Temática de Miniaturas
Quando: até 6 de outubro
Onde: vitrine da Biblioteca Achille Bassi, na área I do campus da USP, no centro de São Carlos
Endereço: avenida Trabalhador São-carlense, 400, no centro da cidade (clique para acessar o mapa)
Pagina do fotógrafo no Facebook: https://www.facebook.com/zir0photo/
M
ais informações: (16) 3373.9641 ou Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

CONECT WITH US
 

© 2019 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação