
Fragmentos poli dimensionais: obra de Adelle Marques Trevisan é uma das que estarão expostas no saguão do Centro Cultural da USP, a partir do do dia 17 de setembro
Desejo e autonomia da mulher II: obra de socióloga Silvia Maria do Espírito Santo
As várias dimensões que surgem nas obras de Adelle entram em diálogo com as aquarelas da série Floresta Interior, da jornalista Denise Casatti, que é analista de comunicação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Entre as muitas camadas de tinta que habitam cada paisagem das quatro obras da série, brota um território imaginário. Em meio aos espaços vazios e delicados, por entre galhos e folhas, espreita o fogo sombrio que, a qualquer momento, ameaça nos consumir. “Pelos recortes dessa floresta interior em ebulição, somos convidados a nos aproximar e nos distanciar, na busca por estabelecer um diálogo entre o real e o imaginário, entre o que há dentro e fora de nós”, escreve a jornalista.
A montagem da mostra ficou a cargo do artista visual Rafael Zafalon, que é estagiário de preservação e restauro de acervo do Centro Cultural da USP, em São Carlos. Segundo a comissão organizadora da 24ª Semana de Arte e Cultura, ao possibilitar que as palavras “lugar e possível” sejam ditas em um só respiro, cria-se um impulso para a ocupação de “um território simbólico de efetiva comunicação com o outro, para além dos muros da universidade, mas a partir dela e das manifestações culturais e artísticas de toda a sua comunidade”.
A exposição coletiva Lugares Possíveis será inaugurada na terça-feira, 17 de setembro, às 16 horas, no Centro Cultural da USP São Carlos. Logo após a abertura, a artista Anny Lemos conduzirá uma roda de conversa com as três aquarelistas. Na sequência, às 17h30, Anny fará uma vivência artístico-pedagógica de apreciação de objeto artística. “Por meio de dinâmicas, o público será instigado a práticas de apreciação, considerando forma e conteúdo das obras”, explica Anny. A artista é a autora de Lugares Afetivos, que está em cartaz na sala de exposições do Centro Cultural até 29 de setembro.
Já as obras das três aquarelistas podem ser visitadas até dia 20 de setembro, sexta-feira, das 8 às 18 horas. Todas as iniciativas da 24ª Semana de Arte e Cultura são realizadas pelo Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão da USP São Carlos, pelo Centro Cultural da USP São Carlos, pelo Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP) e pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.