mostra-reune-aquarelas-de-tres-mulheres-no-centro-cultural-da-usp-sao-carlos- Notícias
Durante a Semana de Arte e Cultura da Universidade, exposição coletiva apresentará obras que usam a arte da aquarela para construir novas possibilidades de estar no mundo
Data da publicação: 16/09/2019

Fragmentos poli dimensionais: obra de Adelle Marques Trevisan é uma das que estarão expostas no saguão do Centro Cultural da USP, a partir do do dia 17 de setembro

É possível construir outra realidade? Responder a essa indagação por meio da arte é o que mobilizou artistas da região a participarem da 24ª Semana de Arte e Cultura da USP em São Carlos, que acontece de 16 a 22 de setembro. Entre as atrações do evento está a exposição coletiva Lugares Possíveis, que reúne obras de três mulheres que usam a arte da aquarela para construir novas possibilidades de estar no mundo.

“As aquarelas são feitas pelas e nas efemeridades do tempo, que se completam na busca da calma resistente e, quando vividas, não são eternas, mas são, ao contrário, pequenas possibilidades transformadoras do estado de alma”, afirma a socióloga Silvia Maria do Espírito Santo. Professora na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLR) da USP, ela apresentará quatro obras na mostra coletiva, usando aquarela e lápis: Desejo e autonomia da mulher I, Desejo e autonomia da mulher II, Lucy Ball e Lula. “As quatro aquarelas simbolizam o que se rompe. Assim como no gesto tradicional da aquarela, os trabalhos tomam o desenho e, diferentemente da técnica secular, surgem do movimento do pincel, aqui, não adequado, quando subverte a leveza imposta pela virtuosidade”, diz a artista.

Desejo e autonomia da mulher II: obra de  socióloga Silvia Maria do Espírito Santo

Já a artista visual Adelle Marques Trevisan traz à exposição uma realidade construída na perfeita geometria que invade suas quatro obras em lápis de cor e aquarela: Prismas em movimento; Fragmentos Poli dimensionais, Ipê central e Solitário. Moradora de Campinas, a artista acabou de concluir a Licenciatura em Artes Visuais pela UNESP.

As várias dimensões que surgem nas obras de Adelle entram em diálogo com as aquarelas da série Floresta Interior, da jornalista Denise Casatti, que é analista de comunicação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Entre as muitas camadas de tinta que habitam cada paisagem das quatro obras da série, brota um território imaginário. Em meio aos espaços vazios e delicados, por entre galhos e folhas, espreita o fogo sombrio que, a qualquer momento, ameaça nos consumir. “Pelos recortes dessa floresta interior em ebulição, somos convidados a nos aproximar e nos distanciar, na busca por estabelecer um diálogo entre o real e o imaginário, entre o que há dentro e fora de nós”, escreve a jornalista.

A obra Floresta Interior III é uma das que poderão ser vistas na exposição Lugares Possíveis, até dia 20 de setembro

A montagem da mostra ficou a cargo do artista visual Rafael Zafalon, que é estagiário de preservação e restauro de acervo do Centro Cultural da USP, em São Carlos. Segundo a comissão organizadora da 24ª Semana de Arte e Cultura, ao possibilitar que as palavras “lugar e possível” sejam ditas em um só respiro, cria-se um impulso para a ocupação de “um território simbólico de efetiva comunicação com o outro, para além dos muros da universidade, mas a partir dela e das manifestações culturais e artísticas de toda a sua comunidade”.

A exposição coletiva Lugares Possíveis será inaugurada na terça-feira, 17 de setembro, às 16 horas, no Centro Cultural da USP São Carlos. Logo após a abertura, a artista Anny Lemos conduzirá uma roda de conversa com as três aquarelistas. Na sequência, às 17h30, Anny fará uma vivência artístico-pedagógica de apreciação de objeto artística. “Por meio de dinâmicas, o público será instigado a práticas de apreciação, considerando forma e conteúdo das obras”, explica Anny. A artista é a autora de Lugares Afetivos, que está em cartaz na sala de exposições do Centro Cultural até 29 de setembro.

Já as obras das três aquarelistas podem ser visitadas até dia 20 de setembro, sexta-feira, das 8 às 18 horas. Todas as iniciativas da 24ª Semana de Arte e Cultura são realizadas pelo Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão da USP São Carlos, pelo Centro Cultural da USP São Carlos, pelo Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP) e pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

A exposição Lugares Afetivos, da artista Anny Lemos, pode ser visitada até dia 29 de setembro

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Exposição coletiva Lugares Possíveis
Onde: saguão do Centro Cultural USP São Carlos, área I do campus
Endereço: avenida Doutor Carlos Botelho, 1465 – Centro, São Carlos
Quando: de 17 a 20 de setembro
Horário: segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas
Mais informações: (16) 3373.8027 ou Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

CONÉCTATE CON NOSOTROS