img8689destaquesite Notícias
Pesquisadores, comunicadores e demais interessados em popularizar a ciência poderão participar de um workshop no sábado, dia 26 de outubro, para preparem suas apresentações, que serão realizadas no dia seguinte
Data da publicação: 03/10/2019

 

Os responsáveis pelas melhores apresentações realizadas no dia 27 de outubro serão convidados a participar da edição local do maior festival de divulgação científica do mundo, o Pint of Science, em 2020

 

Promover uma série de apresentações rápidas e sequenciais para explicar conceitos científicos, de forma descomplicada e atraente, à população de São Carlos. Essa é a proposta do evento Divulgathon: ciência sem barreiras, uma verdadeira maratona de divulgação científica que será realizada no dia 27 de outubro, domingo, pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. 

Antes da maratona, os atletas da divulgação científica participarão de um treinamento intensivo no dia anterior, das 9 às 18 horas. Especialistas da área explicarão conceitos relevantes para quem deseja contribuir com a popularização da ciência. Também haverá exercícios práticos para despertar a criatividade, aprimorar as habilidades de comunicação oral, o trabalho em equipe e a capacidade de autorreflexão dos participantes em relação a como fazem divulgação científica e a como poderiam fazer melhor. 

Para participar do treinamento e, depois, apresentar-se no Divulgathon: ciência sem barreiras, não é preciso ter experiência prévia, basta preencher o formulário disponível neste link: icmc.usp.br/e/9b4a9. A participação é gratuita e há apenas 70 vagas, por isso, haverá uma pré-seleção dos inscritos. Serão considerados como critérios de seleção as experiências anteriores em divulgação científica bem como a área de atuação dos inscritos, já que a ideia do evento é promover a diversidade, a pluralidade e a interdisciplinaridade. 

As inscrições vão até domingo, dia 13 de outubro, e a divulgação dos selecionados acontecerá na semana de 14 de outubro por meio do site do ICMC e por e-mail. Esta é a primeira edição do Divulgathon, um evento público em que jurados vão avaliar as apresentações de divulgação científica e selecionarão as três melhores. Como reconhecimento, os responsáveis por essas apresentações serão convidados a participar da edição local do maior festival de divulgação científica do mundo, o Pint of Science, que ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de maio de 2020. 

Divulgathon também faz parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação. 

 

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP 

Mais informações 

Inscreva-se no Divulgathon: icmc.usp.br/e/9b4a9

Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666 

E-mail: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
 
 
 
 

CONÉCTATE CON NOSOTROS
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação