inscreva-se-em-curso-gratuito-de-introducao-a-meditacao-no-icmc- Notícias
A meditação é considerada uma técnica que contribui para a redução do estresse e a melhoria da qualidade de vida
Data da publicação: 06/11/2019

Estão abertas as inscrições para o curso Introdução à meditação, que será oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Gratuito, o curso acontecerá às terças e quintas-feira, de 19 a 28 de novembro, das 12h30 às 13h50.

Para participar, não é preciso ter qualquer experiência prévia com meditação, basta ter mais de 15 anos e se inscrever via Sistema Apolo da USP no seguinte link: icmc.usp.br/e/1b99c. A iniciativa é coordenada pela educadora Patrícia Cristina Silva Leme e faz parte do projeto Cultura do bem-estar: práticas para uma vida acadêmica saudável, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP).

Considerada uma técnica que contribui fortemente para a redução do estresse e a melhoria da qualidade de vida, a meditação tem sido abordada por meio de cursos e atividades práticas nas melhores universidades do mundo. Estudos mostram que as técnicas de meditação são capazes de modificar as estruturas e as funções do cérebro e têm efeitos positivos na cognição, na regulação emocional, na atenção, na eficiência cerebral e no relaxamento.

“No mundo de hoje e, principalmente dentro das universidades, onde a incidência de enfermidades como ansiedade e depressão são muito mais altas que na população em geral, trazer esse olhar para dentro de si, esse cuidado consigo, conhecer essa fonte interna de estabilidade e calma, são absolutamente fundamentais”, afirma Patrícia. Doutora em educação, ela é professora de ioga e meditação com formação na Índia em instituição certificada pela Yoga Alliance, com ampla experiência em meditação, tendo frequentado retiros Vipassana e cursos sob a orientação de Yongey Mingyur Rinpoche, referência internacional na área.

As aulas utilizam como referência teórica materiais desenvolvidos pela  comunidade Tergar de meditação, uma rede global de centros de meditação budista, sob orientação de Mingyur Rinpoche. Cada aula inclui sessões curtas de meditação guiada e grupos de discussão.

Às terças-feiras, as aulas acontecerão no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano (sala 6-001), no bloco 6 do ICMC. Já às quintas, serão realizadas no auditório Luiz Antonio Favaro (sala 4-111), no bloco 4 do Instituto.

Doutora em educação, Patrícia é professora de ioga e meditação com formação na Índia

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Introdução à meditação
Inscreva-se até 13/11 ou enquanto houver vagas: icmc.usp.br/e/1b99c
Confira o programa completo do curso: icmc.usp.br/e/0d711
Onde será o curso: no ICMC, localizado na área 1 do campus da USP, em São Carlos
Endereço: avenida Trabalhador são-carlense, 400.
Mais informações: (16) 3373.9146 ou Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

CONÉCTATE CON NOSOTROS