aluno-do-icmc-cria-companha-para-financiar-participacao-em-evento-internacional-de-lideranca- Notícias
Com o treinamento que receberá, o estudante pretende ampliar projeto em que ensina robótica, programação e eletrônica para alunos de escolas públicas
Data da publicação: 18/11/2019

Aluno quer aprimorar habilidades de liderança para expandir projeto social
(Crédito da imagem: arquivo pessoal)

Otto Cruz Fernandes tem apenas 18 anos, mas muita vontade de mudar o mundo. Aluno do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, ele dá aulas de robótica, programação e eletrônica voluntariamente para crianças da rede pública, e sonha em expandir essa atividade, coordenando um projeto ainda maior. Para isso, precisa melhorar suas habilidades em liderança e busca a ajuda da comunidade a fim de concretizar sua participação em um evento da Latin American Leadership Academy (LALA).

Organização sem fins lucrativos que tem a missão de identificar e desenvolver jovens líderes da América Latina, a LALA promoverá um evento de imersão de 8 a 14 de dezembro, em São Paulo. Composto por programas intensivos de liderança e inovação social, o evento recebeu 800 inscrições e Otto foi um dos 30 selecionados.

Para Otto poder participar, porém, ele ainda precisa reunir R$ 2,8 mil e, por isso, criou uma campanha online para arrecadar doações, que está disponível em icmc.usp.br/e/78edc. “Colaborando com a campanha, você vai ajudar jovens da cidade de São Carlos a terem uma educação cada vez mais abrangente, interessante e interdisciplinar”, afirmou.

É possível colaborar com qualquer quantia. Para doações acima de 200 reais, Otto oferecerá um evento exclusivo que pode ser feito em formato de reunião, palestra, workshop ou aula sobre os conteúdos que ele aprenderá: “Ensinar é uma arte que precisa ser compartilhada para que os alunos fiquem mais engajados”.

Motivação – Nascido em Salvador, Otto veio para São Carlos estudar Ciências de Computação no ICMC no início deste ano. Logo nos primeiros meses, ele se envolveu nas atividades do grupo de extensão Principia  – Robôs na Escola que oferece aulas para crianças da rede pública de São Carlos. Além de apresentar conteúdos de robótica, programação e eletrônica, o projeto tenta motivar os alunos para os estudos, com aulas diferentes e atrativas.

“Eu saí do ensino médio com vontade de fazer algo pela educação do meu país. Nesse contexto, entrei na USP querendo aprender para poder ensinar mais pessoas, porque a computação escancara as portas para a criatividade e para a autonomia”, afirmou.

Desde a metade de 2019, Otto coordena e administra um grupo de estudos em uma das escolas parceiras do Principia com foco em preparar os alunos para participarem da Olimpíada Brasileira de Robótica. “É uma experiência totalmente nova para mim. Com o aperfeiçoamento das aulas que dou, pretendo expandir o projeto e convidar mais alunos da USP para esse trabalho”, afirmou.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Foto: arquivo pessoal

Ajude o Otto a participar da imersão de liderança
Link para doações: icmc.usp.br/e/78edc