usp-filarmonica Notícias
Concerto de abertura da temporada acontece quarta-feira, 11 de março, a partir das 20h30, no Teatro Universitário Florestan Fernandes, na UFSCar
Data da publicação: 05/03/2020

É necessário retirar ingressos com antecedência em dois locais: com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro, que fica no Campus da UFSCar, ou um dia antes no Centro Cultural da USP, que fica no centro da cidade.

Quem mora em São Carlos terá oito oportunidades, este ano, para assistir gratuitamente às apresentações da USP Filarmônica. O concerto de estreia da temporada acontece na próxima quarta-feira, 11 de março, a partir das 20h30, no Teatro Universitário Florestan Fernandes, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

As Quatro Estações de Vivaldi será o destaque do repertório que a USP Filarmônica apresentará na abertura da temporada. “Essas apresentações são organizadas de forma alternada pelas unidades que fazem parte do campus da USP, em São Carlos. Este ano, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) é o responsável pela organização”, explica o professor Moacir Ponti, que coordena a Comissão de Cultura e Extensão do ICMC. “No próximo ano, o Instituto fará 50 anos e nada melhor para marcar o início das comemorações do que uma série de concertos”, completa o professor.

Este ano, quem já está completando 50 anos é a UFSCar, por isso, o primeiro concerto também será dedicado a esse cinquentenário. A entrada no evento é gratuita, mas é necessário retirar ingressos com antecedência em dois locais: com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro, que fica no Campus da UFSCar, ou um dia antes no Centro Cultural da USP, que fica no centro da cidade.

A segunda apresentação acontecerá dia 29 de abril, no Teatro Municipal de São Carlos, local que também sediará o terceiro concerto, no dia 13 de maio. A agenda completa da temporada está disponível na página da orquestra  no Facebook (www.facebook.com/uspfilarmonica). Na semana anterior a cada apresentação, será comunicado onde os ingressos podem ser retirados.

Vivaldi e mais – No dia 11, o repertório terá como obra principal As Quatro Estações de Vivaldi, e o solo ficará a cargo do violinista Ramon Aranha Tavares Feitosa, spalla da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, sob regência de Rubens Russomanno Ricciardi, maestro principal da USP Filarmônica e professor titular do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP).

O concerto de abertura terá ainda a Suíte nº 2 em Si menorde Bach, com solo da flautista Cássia Carrascoza Bomfim e do violoncelista André Luis Giovanini Micheletti. Ambos também são professores do Departamento de Música da FFCLRP-USP. O Departamento é o responsável pela realização da série Concertos USP, com a USP Filarmônica, em parceria com o Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do campus da USP em São Carlos (GCACEx), com o ICMC e a UFSCar.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC com informações da Assessoria de Imprensa da USP Filarmônica

133º Concerto da USP Filarmônica
Quando: dia 11 de março, a partir das 20h30
Onde: Teatro Universitário Florestan Fernandes da UFSCar
Endereço: Rodovia Washington Luis, Km 235, s/n - Vila Marina

Distribuição dos ingressos para o dia 11/03
Os ingressos gratuitos serão distribuídos a todo público, limitado a apenas dois ingressos por pessoa, independentemente do vínculo com a USP ou UFSCar, nos seguintes locais:

• USP: no dia 10/03, terça-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no Centro Cultural USP, que fica na avenida Dr. Carlos Botelho, 1465. Mais informações pelo telefone (16) 3373.8027;
  • UFSCar: a partir das 14 horas distribuídos a partir das 14 horas na Coordenadoria de Apoio a Eventos Acadêmicos (CAEv) da UFSCAR. Mais informações pelo telefone (16) 3315.3136.

Programa do 133º Concerto da USP Filarmônica
Johann Sebastian Bach (Eisenach, 1685 – Leipzig, 1750)
Suíte nº 2 em Si menorBWV 1067
Solista: Cassia Carrascoza Bomfim (flauta)
1. Ouverture
2. Rondeau
3. Sarabande
4. Bourrée I / Bourrée II / Bourrée I
5. Polonaise / Double / Polonaise
6. Menuet
7. Badinerie

Antonio Vivaldi (Veneza, 1678 – Viena, 1741)
As Quatro Estações (Le quattro stagioni)
Solista: Ramon Aranha Tavares Feitosa (violino)
Concerto Nº 1 em Mi maior op. 8 – RV 269

2. Largo
3. Allegro

Programe-se para os oito concertos da USP Filarmônica em São Carlos

11/03 - Florestan Fernandes (UFSCar)
29/04 - Teatro Municipal
13/05 - Teatro Municipal
17/06 - Florestan Fernandes (UFSCar)
26/08 - Teatro Municipal
30/09 - Teatro Municipal
23/10 - Auditório Mascarenhas (IFSC/USP)*
25/11 - Florestan Fernandes (UFSCar)

Contato com a imprensa
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666/Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
Assessora de imprensa da USP Filarmônica: (16) 9.9397-3004/Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. (Marcela Moreira)

CONÉCTATE CON NOSOTROS