alunos-e-egressos-do-icmc-podem-enviar-depoimentos-para-a-feira-usp-e-as-profissoes-ate-essa-sexta-feira Notícias
Confira um exemplo enviado pela aluna Juliana Campos Degenario Ribeiro. Podem participar alunos dos dois primeiros ou do último ano de graduação, além dos que já se formaram
Data da publicação: 03/06/2020

Como está sendo estudar no ICMC? Ou então, se você já se formou, como está sua experiência no mercado de trabalho? Responder brevemente a uma dessas perguntas em um vídeo pode contribuir para que alunos do ensino médio escolham melhor a carreira que pretendem seguir.

A aluna Juliana Campos Degenario Ribeiro está no 2º ano do curso de Bacharelado em
Sistemas de Informação e já enviou sua contribuição. Participe também!

Por conta da pandemia da covid-19, a Feira USP e as Profissões ocorrerá apenas de forma digital este ano. O evento é uma fonte indispensável de informações sobre os cursos oferecidos na Universidade e ajuda os alunos do ensino médio a escolherem melhor a carreira que pretendem seguir.

Para tornar essa Feira ainda mais completa, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) está coletando vídeos com os depoimentos de alunos, ex-alunos, professores e coordenadores de cursos. No caso de alunos, podem participar aqueles que estiverem nos 1º, 2º ou último ano de graduação, além dos que já se formaram.

Como estamos todos em casa, pedimos que grave o vídeo com seu próprio celular. Você pode contar como é (ou foi) seu curso, o que lhe motivou a escolhê-lo, o que a USP significa para você ou qualquer outro conteúdo que queira compartilhar. Pense que seu público-alvo são vestibulandos e alunos do ensino médio: o que você gostaria de dizer a eles?

Use uma linguagem fácil, clara e acessível para esse público. Pedimos também que leve em conta as dicas que estão no final deste texto para que seu vídeo tenha a melhor qualidade possível.

Você pode enviar seu material diretamente por meio deste formulário até o dia 5 de junho. É válido lembrar ainda que, ao enviar o material, você está ciente de que as imagens serão editadas e publicadas, implicando, portanto, em sua autorização e concordância para isso.

Em caso de dúvida, a área de comunicação do ICMC poderá lhe ajudar, bastando entrar em contato pelo e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo..

Dicas para fazer seu vídeo

• O vídeo deve deve ser gravado na horizontal e ter entre 1 e 3 minutos.
  • Use um apoio fixo ou tripé, evitando que alguém (ou você mesmo) tenha que ficar segurando o aparelho e balance a câmera.
  • Grave com a máxima resolução disponível.
  • Busque fundos neutros e limpos ou desfocados. Elementos que façam referência ao curso também criam um ótimo cenário.
  • Priorize o uso de microfones externos (um fone com microfone pode ser uma ótima saída, e você pode deixar a parte do fone escondida dentro da roupa). Também é importante escolher ambientes com o mínimo de barulho externo e eco.
  • Antes de gravar, vale a pena conferir a limpeza da lente.
  • Atente-se para a iluminação, que não pode ser pouca nem excessiva:
    • a luz natural do dia, em frente a uma janela, por exemplo, é uma ótima opção;
    • evite gravar contra a luz, que seria com a janela atrás de você, por exemplo;
    • evite também lugares muito iluminados, como estar diretamente sob o sol forte;
  • se for usar um equipamento de iluminação, veja se não está criando muitas sombras.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Formulário para envio do vídeo

CONÉCTATE CON NOSOTROS