default Notícias
Data da publicação: 09/05/2011

Terça-feira (10), às 15 horas na sala 4-005

On Renormalisation of Henon-like Maps
Palestrante: Peter Hazard (IME-USP)

Resumo: We will discuss recent work on the Henon renormalization operator, properties of infinitely renormalisable Henon-like maps and compare some topological models of such maps.

Quarta-feira (11), às 10h30min, na sala 5-003

A cota de Hasse-Weil via teoria de Stöhr-Voloch
Palestrante: Nazar Arakelian (ICMC-USP)

Resumo: Introduziremos a teoria de Stöhr-Voloch, cujo objetivo é obter cotas maximais para o número de pontos racionais de uma curva algébrica irredutível não singular definida sobre um corpo finito. Essas cotas são obtidas mergunlhando-se a curva em algum espaço projetivo através de morfismos, definindo assim funções que se anulam nos pontos P cuja a imagem sob a ação de Frobenius está no hiperplano osculante a curva em P. Como uma aplicação, obtemos a cota de Hasse-Weil com a ajuda da teoria de Stöhr-Voloch aplicada a um morfismo específico.

Quarta-feira (11), às 14 horas, na sala 4-001

Umamao.com: Ensino e Construção Colaborativa de Conhecimento
Palestrante: Helder Ribeiro (Unicamp)

Resumo: O Umamão é uma plataforma inovadora de construção colaborativa de conhecimento criada a partir da frustração de alunos da Unicamp em relação aos meios até então disponíveis para se tirar dúvidas sobre disciplinas da universidade. O conteúdo gerado tem um efeito cumulativo e multiplicador, pois a resposta à dúvida de um único aluno ajuda a todos que têm a mesma dúvida naquele semestre, em semestres seguintes e em universidades pelo Brasil inteiro, evitando trabalho repetido e promovendo disseminação de conhecimento a regiões menos favorecidas do país. Nesta palestra, o criador do Umamão mostrará como professores e monitores podem usar o Umamão para facilitar o atendimento aos alunos, descobrir os pontos onde há maior dificuldade de compreensão e incentivá-los a se ajudarem mutuamente nos estudos.

Quinta-feira (12), às 13h13min, na sala 4-003

Seminário de Coisas Legais: P versus NP
Palestrante: Murilo Soares Pinheiro (ICMC-USP)

Resumo: Mostraremos de forma simples e intuitiva os conceitos básicos relativos à pergunta "P = NP?", uma das maiores questões da teoria da computação ainda em aberto.

CONÉCTATE CON NOSOTROS